Porsche Cayenne Coupe se rende à moda dos SUVs com perfil de cupê
Resumo da notícia
- Nova versão do SUV se inspira no 911 para rivalizar com BMW X6
- Teto rebaixado e traseira exclusiva dão mais esportividade
- Lançamento chega em maio à Europa com motores V6 e V8
- Mais forte, versão Turbo entrega 550 cv
Finalmente, a Porsche entrou na onda dos SUVs inspirados em cupês e apresentou o Cayenne Coupe, variante com teto rebaixado, com visual mais dinâmico e esportivo. A novidade, criada para rivalizar com modelos como BMW X6, Audi Q8 e Mercedes-Benz GLE Coupe, traz teto 2 cm mais baixo na extremidade traseira, para-brisa mais inclinado e largura ampliada em 1,8 cm.
A plataforma utilizada para fabricar o lançamento é a mesma utilizada em outros utilitários esportivos "acupezados" do Grupo Volkswagen, como o já citado Audi Q8, bem como o Lamborghini Urus.
Olhando a silhueta, a inspiração no icônico 911, o cupê mais famoso da Porsche, fica evidente. Além do perfil diferente, a traseira conta com um spoiler entre o vidro e as lanternas que se estende automaticamente a partir de 90 km/h, somado a outra asa, também adaptativa, posicionada junto ao teto -- também disponível para o Cayenne convencional. Outra diferença do Coupe é que na traseira a placa foi deslocada para o para-choque, como no "irmão menor" Macan.
Reservas já começaram... na Europa
Na Europa, o lançamento será em maio e a fabricante já está aceitando reservas para aquele mercado. A versão de entrada do Cayenne Coupe tem preço inicial sugerido de 83.711 euros (R$ 370.200 na conversão direta) e traz sob o capô motor 3.0 V6 turbo, capaz de render 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Já traz de série o pacote de performance Sport Chrono, com aceleração de zero a 100 km/h em 6 segundos cravados, segundo a Porsche -- o tempo cai para 5,9 segundos com os pacotes de redução de peso opcionais.
Mas quem busca alta performance, combinada ao visual mais agressivo, tem na versão Turbo a opção ideal. Custando 130.500 euros (R$ 577.100), a configuração topo de linha é equipada com motor 4.0 V8 biturbo, que entrega 550 cv e 78,5 kgfm, mesma especificação do Cayenne Turbo com carroceria padrão. Com esse conjunto, o Coupe Turbo sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 285 km/h. O câmbio é sempre automático de oito marchas.
De resto, o Cayenne Coupe traz as mesmas tecnologias e aprimoramentos estruturais da terceira geração do utilitário esportivo, lançada no Brasil em agosto do ano passado. O SUV-cupê da Porsche traz, desde a versão mais barata, teto solar panorâmico fixo de 2,16 m², rodas de 22 polegadas com desenho exclusivo e painel de instrumentos digital.
Por conta do caimento de teto mais acentuado na parte traseira, a cabine traz uma reentrância acima de cada assento (são dois) para acomodar melhor a cabeça de passageiros de estatura elevada. Por outro lado, porta-malas conta com capacidade para bons 625 litros, reduzida a 600 litros na versão Turbo. Menos que os 770 litros do Cayenne convencional.
Ainda não há informação sobre o lançamento do Cayenne Coupe no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.