Toyota Corolla híbrido flex aparece camuflado em SP e chega em outubro
Resumo da notícia
- Sedã será 1º híbrido bicombustível do mundo
- Produção segue em Indaiatuba (SP)
- Toyota terá novos investimentos e desconto no ICMS
- Base mecânica é do Prius
- Versão híbrida conviverá com opções convencionais
A Toyota apresentou na manhã desta quarta-feira (17), ainda protegido sob camuflagem, o novo Corolla 2020, anunciado como o primeiro automóvel híbrido flex produzido em série do mundo. A data de lançamento será em outubro, conforme UOL Carros antecipou. A produção permanecerá na fábrica de Indaiatuba, no interior paulista, que passa por modernização com investimento de R$ 1 bilhão para produzir a 12ª geração do sedã. Outros R$ 600 milhões foram investidos na fábrica de motores em Porto Feliz (SP).
A apresentação aconteceu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador João Doria. O governador disse que a Toyota terá novos aportes em ao menos uma das suas fábricas instaladas no Estado (Indaiatuba, Porto Feliz, Sorocaba e São Bernardo do Campo) para projetos futuros.
Esses novos investimentos, afirmou Doria, deverão ser enquadrados no programa Incentivauto, que prevê desconto de até 25% no ICMS a montadoras baseadas em São Paulo.
"Vamos começar a produção desse novo Corolla a partir do mês de outubro. A comercialização começará a partir do mês de outubro e a exportação, a partir dos primeiros meses de 2020", declarou o presidente da Toyota Brasil, Rafael Chang, no evento. A partir do primeiro semestre de 2020, começam as exportações para Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia, informou.
"Híbrido mais limpo do planeta"
Por enquanto, a Toyota não revela detalhes técnicos sobre do novo Corolla brasileiro nem fala dos novos investimentos. Por meio de comunicado, afirma que o futuro lançamento "atende requisitos de eficiência estabelecidos pelo Programa Rota 2030". A montadora diz, ainda, que o novo Corolla "será o carro movido a etanol mais eficiente do país e o híbrido mais limpo do planeta".
Carro mundial, o novo Corolla foi recentemente lançado na Europa e nos Estados Unidos, trazendo pela primeira vez opção de tração híbrida, combinando motor a combustão com outro, elétrico, para poupar combustível e reduzir emissões de poluentes. A diferença é que nesses e em outros mercados, exceto o brasileiro, o propulsor convencional é abastecido exclusivamente com gasolina. A primeira aparição foi na China, em novembro do ano passado.
Base do Prius
Conforme já antecipamos, a configuração híbrida do Corolla brasileiro será opção topo de linha e vai conviver com versões convencionais, somente a combustão. Ela utiliza a mesma base do Prius, que teve uma unidade experimental convertida para flex como parte do desenvolvimento do sedã híbrido.
Não por acaso, o Corolla 2020 traz construção sobre a plataforma global modular TNGA, a mesma utilizada no Prius — que segue importado do Japão.
Motor?
Na Europa e nos EUA, o Corolla sedã híbrido traz o motor 1.8 de 123 cv do Prius, com transmissão CVT. Porém, o mercado europeu oferece uma opção híbrida mais interessante, exclusiva das versões hatch e perua vendidas lá: 2.0 de 180 cv, também CVT. A Toyota faz mistério sobre qual será a especificação brasileira.
Vale lembrar que, a exemplo do Prius, o Corolla híbrido não é plug-in: as baterias são recarregadas com a própria movimentação do veículo, incluindo frenagens e desacelerações.
Em avaliação feita pela reportagem, o Prius teve média de 17,5 km/l. Resta saber como serão os números de consumo e desempenho do Corolla, especialmente com etanol no tanque.
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