Novo Chevrolet Onix roda quase sem disfarces; estreia será até fim do ano
Resumo da notícia
- Segunda geração do hatch é projeto global com venda em 40 países
- Estreia acontecerá até o fim do ano, mas depois do sedã
- Motorizações devem ser 1.0 e 1.2, ambas com turbocompressor
A Chevrolet já divulgou algumas informações sobre as novas gerações de Onix e Prisma. O sedã, inclusive, não só já foi revelado na China como UOL Carros mostrou vários detalhes do modelo diretamente do Salão de Xangai. Porém, ainda não há informações oficiais sobre o hatch, que roda livremente por aí.
Este flagrante foi feito pelo usuário do Instagram @muduarte e reproduzido pelo nosso colaborador João Anacleto (@janacletos) em seu perfil na mesma rede social. E quem conhece São Caetano do Sul (SP) logo reconhecerá que o hatch está ao lado da sede da General Motors do Brasil.
Fato é que o novo Onix já circula com uma leve camuflagem que revela parte de suas linhas definitivas — como já fizeram com o sedã, também flagrado por UOL Carros. Trata-se de uma estratégia comumente adotada pela Chevrolet alguns meses antes do lançamento de um novo produto. Aparentemente o Onix crescerá significativamente em relação ao modelo atual. Observe como ele parece mais largo e mais comprido também.
O flagra não revela o estilo frontal do Onix. Felizmente nem seria preciso, já que o carro deve trazer muito do novo Prisma revelado na China como Onix Sedan — nome este, inclusive, global. Faróis mais afilados e uma grade horizontal bem larga são elementos praticamente certos no novo hatch.
Interior deve seguir o padrão do sedã, que agrada pelas linhas bem modernas — e até ousadas para os padrões da marca, lembrando um pouco o estilo do Cruze. O hatch nacional, porém, deve ter acabamento mais esmerado e até uma lista de equipamentos mais generosa que as de Onix/Onix Sedan chineses.
Sedã vem primeiro; hatch só no fim do ano
Fontes ligadas à GM afirmam que o sedã será lançado no Brasil antes do hatch, com produção em série a partir do começo de setembro na fábrica de Gravataí (RS) e chegada às concessionárias em outubro.
O hatch, por sua vez, começa a ser feito em larga escala na linha gaúcha em novembro, com vendas iniciando em dezembro. As datas exatas do lançamento ainda são divergentes: no começo deste ano, a agência "Automotive Business" afirmou que a produção do Onix Sedan e hatch começaria em julho, enquanto concessionários estimam a chegada dos modelos às lojas para o início do segundo semestre.
A chegada da segunda geração do Onix nas duas variações de carroceria integra o já anunciado plano de lançar 30 carros no Brasil e região até 2022, incluindo a renovação de modelos já oferecidos, como são os casos do hatch e do sedã compactos, e veículos inéditos.
Motores turbinados e renovados
Os novos Onix e Onix Sedan serão fabricados sobre a nova plataforma modular GEM, que dará origem a uma família global, com cinco variantes de carroceria: além de Onix e Onix Sedan, a marca lançará uma picape e sucessores de Tracker e Spin. Motores terão de 1 litro a 1,5 litro, com opção de turbo em algumas aplicações. Esse conjunto motriz foi desenvolvido em conjunto com a chinesa SAIC.
Por aqui, a nova família Onix deve adotar motorizações 1.0 (aspirada e turbo) e possivelmente um 1.2 turbo, ambos com três cilindros em linha e injeção direta de combustível. Esta última opção, aliás, deve ser restrita às versões mais caras. Há também a possibilidade de a GM oferecer um motor 1.2 aspirado para outros mercados, como a Argentina.
Essa família de veículos, incluindo o Onix, será global, a ser comercializada em 40 países, incluindo Brasil, China, México e os mercados sul-americanos onde hoje Onix e Prisma já são vendidos.
Veja como é o Onix Sedan, ou novo Prisma — que chega ao Brasil em setembro
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