Rivian, a nova sensação dos elétricos, já tem 2 encomendas para o Brasil
Resumo da notícia
- Empresário de SC reservou picape e SUV elétricos da startup americana
- Ele estará entre os primeiros do mundo a ter um Rivian
- Reserva exigiu sinal de US$ 1.000 por carro
- Rivian recebeu investimentos de Ford e Amazon
- Modelos da Rivian ainda não foram lançados
Você talvez nunca ouviu falar na Rivian, mas essa start-up já está chamando a atenção de gigantes como Amazon e Ford, que recentemente anunciaram investimentos de centenas de milhões de dólares na empresa norte-americana de carros elétricos. Porém, um empresário brasileiro, entusiasta dos veículos com zero emissões, sabe tudo da Rivian e será um dos primeiros no mundo a ter na garagem os dois modelos da marca: a picape R1T e o SUV R1S.
A dupla, exibida recentemente no Salão de Nova York (EUA), ainda está em desenvolvimento, mas esse empresário, que prefere o anonimato, já reservou uma unidade de cada. Ele já pagou sinal de US$ 1.000 (cerca de R$ 3,9 mil na conversão direta) para ser um dos primeiros da fila.
A informação, obtida com exclusividade por UOL Carros, é de Daniel Reis, proprietário da importadora independente DPR Trading, com base em Miami, nos Estados Unidos. Será a DPR a responsável por trazer e legalizar a R1T e o R1S do empresário no Brasil.
Como a versão de produção de ambos modelos ainda não foi finalizada, ainda não há definição de quais serão os preços e os equipamentos. Porém, para o futuro comprador, aparentemente dinheiro não será problema: entusiasta de carros elétricos, ele já é proprietário de dois Tesla: um Model 3, um dos poucos no país, e um Model X, além de outros elétricos e híbridos.
"É um cara completamente apaixonado por carros elétricos. Já teve BMW i3 e é dono de Volvo híbrido e Tesla. Fã da Rivian, esteve em Nova York há alguns dias para conhecer os carros pessoalmente. A Rivian ainda está trabalhando no desenvolvimento e ainda não tem linha de produção. A previsão de entrega da picape é para 2020 e do SUV, no ano seguinte", diz Reis. "Assim que começarem a configurar os carros, ele será um dos primeiros a ser chamados", complementa.
A Rivian é apontada como a próxima sensação dos veículos elétricos e tem potencial para fazer sombra à já famosa Tesla em um futuro não muito distante. Focada em picapes e SUVs, segmento dos mais populares nos EUA, já chamou a atenção da Ford. Os EUA ainda não têm uma picape 100% elétrica produzida em larga escala.
Há cerca de duas semanas, a Oval Azul anunciou aporte de US$ 500 milhões (R$ 1,97 bilhão) na Rivian para usar chassi, motor, baterias e controles eletrônicos desenvolvidos pela startup e lançar um veículo elétrico próprio nos Estados Unidos (provavelmente uma picape). Recentemente, a Amazon também injetou US$ 700 milhões (R$ 2,76 bilhões) na empresa sediada em Playmouth, Michigan. A General Motors também chegou a negociar investimento de pelo menos US$ 1 bilhão (R$ 3,94 bilhões), mas o negócio aparentemente não evoluiu.
Os carros
Como outros veículos elétricos, os veículos Rivian trazem chassi do tipo "prancha de skate", que reúne baterias, motores (um em cada roda), suspensões (pneumáticas), freios e sistemas de arrefecimento em uma só estrutura. Ao menos no papel, a autonomia prometida é o grande destaque: até cerca de 640 km de alcance com uma carga completa.
A capacidade de carga estimada é de 800 kg, dentro da média para uma picape compacta -- a distância entre-eixos informada é de 3,45 m, contra 3 m da Fiat Toro. Os números de desempenho são promissores: com 4 motores e potência combinada de 760 cv, a aceleração de zero a 96 km/h deve acontecer em aproximadamente 3 segundos. Tempo de superesportivo.
As especificações de performance divulgadas para o SUV R1S, que terá opção para até sete ocupantes, são as mesmas.
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