Volkswagen revela o elétrico ID.3 abaixo de 30 mil euros para peitar Tesla
Resumo da notícia
- Primeiros veículos serão entregues em meados de 2020 na Europa
- Marca planeja entregar mais de 100.000 unidades por ano
- Autonomia vai de 330 km a 550 km, dependendo da versão
- Dimensões externas são semelhantes às do Golf
- Configuração de entrada será cerca de 5.000 euros mais em conta que Model 3
A Volkswagen abriu hoje a pré-reserva do primeiro modelo de sua família de elétricos, o ID.3, na Europa. A marca também divulgou mais detalhes da versão de produção do veículo, projetado para ser o elétrico de maior volume da VW. A fabricante também lançou um site com mais detalhes sobre o futuro lançamento, que chega a mercados europeus em meados do ano que vem.
Em apresentação acompanhada por UOL Carros, a montadora prometeu que a configuração de entrada do ID.3, com bateria menor, custará menos de 30 mil euros (cerca de R$ 133.500 na conversão direta). Com a promessa de ser um elétrico acessível, o modelo chegará abaixo de concorrentes como Tesla Model 3, que parte de 35 mil euros (R$ 155.700) e BMW i3, que começa em 40 mil euros (R$ 178.000).
Por enquanto, nada de fotos do interior nem do tempo estimado para recarga. Inclusive, as primeiras imagens da versão de produção exibem a carroceria ainda coberta por leve camuflagem. Detalhes que serão revelados apenas em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha), onde a VW fará a apresentação oficial do ID.3. Tampouco há informações sobre eventual lançamento do carro no Brasil -- Europa e China são as prioridades.
De acordo com Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da VW, o ID.3 vai ter largura semelhante à do Golf e interior interno de compacto médio, graças à ausência de motor a combustão e às baterias posicionadas sob o assoalho, que aumentam o espaço disponível na cabine. O executivo também prometeu zero emissões de CO2 em toda a cadeia produtiva do hatch, incluindo a reciclagem das baterias.
A pré-venda é destinada a uma edição especial ID.3 1ST (de first, primeiro, em inglês), limitada a 30.000 unidades. Segundo a marca, ela tem equipamentos especiais, alto desempenho e bateria de tamanho médio. O preço ficará abaixo de 40 mil euros. Os interessados precisam se inscrever pelo site e pagar um depósito de 1.000 euros (R$ 4.450). Quanto à configuração mais barata, que virá na sequência, Stackmann disse que "Se o consumidor quiser rigorosamente um carro pelado, ele vai ter".
Três opções de bateria e recarga gratuita
Ao todo, a linha do ID.3 terá três opções de bateria, com capacidades de 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh. O modelo de entrada roda até 330 km com uma carga. A versão intermediária, como na edição 1ST, tem 420 km de autonomia. A mais cara pode chegar a 550 km, informa a fabricante.
A Volkswagen também oferecerá para os compradores da edição especial energia elétrica gratuita durante um ano em pontos de carregamento públicos conectados ao aplicativo de recarga da Volkswagen, We Charge, e também usando a rede de carregamento rápido europeia Ionity, na qual a marca participa.
A produção do ID.3 1ST deve começar no final de 2019 e os primeiros veículos serão entregues aos clientes em meados de 2020, conforme antecipado por UOL Carros. A pré-reserva está aberta para 29 mercados europeus. Segundo a VW, os mercados mais importantes da Europa para a ID.3 serão Noruega, Alemanha, Holanda, a França, Reino Unido e Áustria. A marca planeja entregar mais de 100.000 veículos por ano.
"Com o ID.3, estamos inaugurando o terceiro grande capítulo de importância estratégica na história da nossa marca, seguindo o Fusca e o Golf. Com a ID.3, estamos tornando o carro elétrico adequado para a mobilidade em massa. Inicialmente, eletrificaremos a Europa com o ID.3 e depois outras regiões com modelos elétricos adicionais no ID. família que devem seguir no futuro próximo", disse Jürgen Stackmann.
Realidade aumentada
Quem fizer a pré-reserva do ID.3 será chamado a conhecer o veículo pessoalmente depois disso. A edição especial tem quatro opções de cores, e três configurações de equipamentos/acabamento. Segundo a marca, há rodas "grandes" e lista "ampla" de recursos de conveniência abrangentes, incluindo controle de voz e sistema de navegação, design de interiores e exteriores claros e bicolores, teto de vidro panorâmico e inovações, como o display head-up display de realidade aumentada.
A família ID terá ainda outros três modelos, sedã, crossover e van, baseados na mesma plataforma, com fabricação na Europa, China e EUA.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.