Carros para 7 ocupantes: confira as opções disponíveis no Brasil
Resumo da notícia
- Seleção tem SUVs e minivans para não faltar espaço
- Preços sugeridos começam em R$ 84.390
- Maioria das alternativas é importada
Quem tem família grande ou simplesmente faz questão de um veículo capaz de levar muitas pessoas encontra opções variadas no Brasil. A alternativa mais óbvia são as vans de passageiros, mas elas geralmente são voltadas ao trabalho (o que inclui a necessidade da CNH do Tipo D, para veículos de transporte de mais de 8 passageiros) e nem sempre trazem o conforto, a segurança e os equipamentos disponíveis em carros de passeio.
Pensando nisso, selecionamos 14 opções familiares (A LISTA FOI ATUALIZADA) com lugar para até oito pessoas, incluindo o motorista -- dentro do limite para uso da CNH comum, do Tipo B. A maior parte é formada por SUVs de médio e grande porte, o tipo de carroceria que está em alta no mercado -- compactos nesse nicho, infelizmente, são raros.
Porém, as minivans, que têm gradualmente perdido espaço para os utilitários esportivos, também trazem seu apelo -- especialmente nas configurações com portas laterais corrediças, que facilitam e muito o trabalho de entrar e sair do veículo. Veja as alternativas e o que cada uma oferece.
Repare, também, que há apenas duas opções europeias, uma da Peugeot, outra da Volvo. A Citröen, que sempre apostou em modelos familiares, deixou de vender recentemente a linha de minivans C4/Grand C4 Picasso (essa última sendo a opção para sete pessoas) e que tinha ótimo espaço e muita tecnologia de conforto e segurança, incluindo equipamento semi-autônomo. Essa linha deixou o país para abrir espaço para o SUV C5 Aircross, que estreia em breve no país. Por ora, a plataforma segue presente no SUV Peugeot 5008.
Chevrolet Spin: a partir de R$ 84.390
A opção compacta é a mais barata para quem precisa de sete lugares -- também é a única minivan fabricada no Brasil. Apesar de não ter o projeto mais moderno nem ser referência em design, a Spin continua fazendo sucesso. A reestilização feita em 2017 deu uma equilibrada nas linhas antes desproporcionais e, de quebra, resolveu deficiências do projeto, como o nada prático suporte de estepe externo. Seja na versão Premier (R$ 84.390) ou na Activ7 (R$ 89.990), não falta espaço para ocupantes e bagagem. Porta-malas leva 710 litros, mas cai para 162 litros com a terceira fileira em pé.
Chevrolet Trailblazer: a partir de R$ 189.890
O SUV derivado da S10 é um dos principais rivais da Toyota SW4 e do recém-lançado Mitsubishi Pajero Sport. O modelo é oferecido com duas motorizações: 2.8 turbodiesel (R$ 231.990) de 200 cv e 3.6 V6 a gasolina (R$ 189.890) com 279 cv. O porta-malas não é tão generoso quanto o de outros rivais (inclusive alguns menores), mas também não decepciona. São 554 litros com as três fileiras de pé e 205 litros se a terceira fileira for rebatida.
Dodge Journey: R$ 149.900
O SUV da FCA (Fiat Chrysler) está sem atualizações há algum tempo e já teve um equivalente da Fiat -- o Freemont, já descontinuado. Importado do México, o Journey hoje é comercializado em versão única, equipada com motor 3.6 V6 aspirado de 280 cv e câmbio automático de seis marchas. A capacidade padrão do porta-malas é de apenas 167 litros, mas pode ser ampliada para 758 com a terceira fileira de assentos rebatida. Traz de série rodas de liga leve de 19 polegadas, ar-condicionado automático de três zonas e sistema de som com seis alto-falantes e subwoofer.
Fiat Doblò Essence: R$ 92.390
O furgão de passageiros da Fiat é o carro mais velho desta lista -- e o segundo mais caro entre os modelos nacionais. O Doblò tem o mesmo motor 1.8 da família E-torq aproveitado no Jeep Renegade, mas é um pouco mais fraco: 132 cv se abastecido com etanol e 130 cv com gasolina. O design está ultrapassado, mas o formato "caixotão" ajuda no espaço interno, especialmente no que se refere à altura da carroceria. E também no porta-malas de 665 litros com os bancos dobrados e 150 litros se eles estiverem em uso. As portas traseiras deslizantes são um diferencial.
Hyundai Santa Fe: R$ 184.900
A Caoa, importadora oficial dos modelos Hyundai, vende hoje o Santa Fe em versão única, com três fileiras de assentos e a força do motor 3.3 V6 de 270 cv de potência e 32,4 kgfm de torque, gerenciado pelo câmbio automático de seis velocidades. Vem de série com tração integral. Com os sete assentos posicionados, a capacidade do porta-malas é de apenas 178 litros. Conta com teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, airbags dianteiros, laterais e de cortina e faróis direcionais, que seguem o movimento do volante. A nova geração foi recentemente apresentada no exterior.
JAC T80: R$ 144.990
O primeiro SUV de luxo da JAC é também o carro chinês mais caro do país: R$ 144.990. Além do design moderno (nitidamente inspirado em alguns modelos da Hyundai e também no Audi Q5), o T80 tem acabamento de qualidade, um bom motor 2.0 turbo de 210 cv e amplo espaço interno. Se os bancos extras estiverem recolhidos, o porta-malas comporta espaçosos 620 litros. É vendido com painel digital em tela de 12,3 polegadas e banco do motorista oferece aquecimento, ventilação e até massagem.
Kia Sorento: a partir de R$ 175.990
O SUV de grande porte da marca sul-coreana oferece espaço para até sete ocupantes nas três versões vendidas no Brasil. As configurações de entrada e intermediária (R$ 185.990) trazem sob o capô o motor 2.4 a gasolina de 172 cv. Quem busca mais desempenho pode escolher a versão de topo, que tem preço sugerido de R$ 223.990 e conta com o motor 3.5 V6 de 280 cv, acompanhado de tração integral. A opção mais cara também troca a transmissão automática de seis marchas pelo câmbio de oito velocidades.
Kia Grand Carnival: R$ 288.990
A minivan se destaca primeiramente pela capacidade de transportar até oito ocupantes. Também se diferencia pelas portas laterais corrediças com acionamento elétrico, recurso também disponível para a abertura do porta-malas. O conjunto mecânico é o mesmo do Hyundai Santa Fe: 3.3 V6 a gasolina, capaz de render 270 cv, casado com câmbio automático de seis marchas. A lista de equipamentos inclui recarga sem fio de celulares e ar-condicionado com três ajustes independentes de temperatura.
Lifan X80: R$ 132.777
O X80 está para a Lifan assim como o T80 está para a JAC. O SUV é movido pelo motor 2.0 turbo com injeção direta de combustível, que entrega 184 cv e 28,6 kgfm de torque máximo. O design lembra até o Hyundai Santa Fe, mas o interior tem personalidade própria -- e uns apliques de gosto duvidoso imitando madeira. A fabricante diz que o porta-malas do X80 comporta até 900 litros com as bagagens até o teto e sem a terceira fileira de bancos estar levantada.
Mitsubishi Outlander: a partir de R$ 155.990
O utilitário esportivo oferece bancos para até sete pessoas desde a versão intermediária HPE, equipada com motor 2.0 a gasolina de 160 cv de potência e transmissão CVT com simulação de seis marchas e modo esportivo. Nessa versão, a tração é só em duas rodas e a lista de itens de série conta com sensor de chave, ar-condicionado bizona, teto solar e central multimídia com tela de sete polegadas. Também há configurações a partir de R$ 189.990, também com sete assentos, porém mais fortes: trazem motor 3.0 V6 a gasolina de 240 cv e tração integral.
Mitsubishi Pajero Sport: R$ 265.990
A nova geração do SUV "raiz" acaba de ser lançada no Brasil em versão única, que traz a robustez do motor 2.4 turbodiesel, capaz de render 190 cv e saudáveis 44 kgfm de torque. Bem atual, o conjunto mecânico conta com câmbio automático de oito marchas e, para encarar terrenos difíceis, com a família, vem com tração integral ajustável a diferentes tipos de terreno. Com os sete assentos levantados, a capacidade do porta-malas é de 255 litros, ampliada a 971 litros com a terceira fileira rebatida.
Peugeot 5008: R$ 178.690
Quem olha o Peugeot 5008 acha que ele é apenas uma versão alongada do 3008. E é exatamente isso -- o que está longe de ser um problema. Afinal de contas, estão lá o eficiente motor 1.6 THP de 165 cv associado à transmissão automática de seis marchas e o estilo cheio de personalidade por fora e por dentro. A cabine futurista combina plástico de boa qualidade com couro e até apliques de tecido cinza. Lá atrás, o par de bancos extras pode ser facilmente montado e rebatido: basta puxar algumas tiras para que eles se dobrem rapidamente.
Toyota Hilux SW4: a partir de R$ 185.290
A SW4 é, como a Trailblazer, derivada de uma picape -- no caso, a Hilux. Por conta disso, traz estrutura à moda antiga, com carroceria presa sobre chassi de longarinas. Oferece lugar para sete pessoas a partir da configuração intermediária SRV flex, dotada de motor 2.7 bicombustível de 163 cv, câmbio automático de seis velocidades e tração 4x2. Também há a opção de motor turbodiesel de 177 cv e 45,9 kgfm, que agrega tração 4x4 com reduzida, com preços a partir de R$ 257.590, igualmente com lugar para sete ocupantes.
Volkswagen Tiguan Allspace: a partir de R$ 149.990
O novo design e as motorizações turbinadas não são as únicas novidades do Tiguan Allspace. A segunda geração traz pela primeira vez a opção de sete lugares nas versões Allspace Comfortline (R$ 149.990) e R-Line (R$ 184.990). O acesso aos bancos rebatíveis não é tão fácil e também falta espaço para adultos, mas crianças viajam sem problemas lá atrás. O porta-malas de 710 litros (686 litros na versão R-Line) diminui para 216 litros quando os sete lugares estão em uso.
Volvo XC90: a partir de R$ 299.950
Opção mais luxuosa da atual gama da marca sueca, o SUVão Volvo XC90 sempre usa o motor 2.0 turbo, em diferentes configurações, a gasolina, diesel e até mesmo com pacote híbrido. Também pode ter o interior com itens como aço escovado, madeira com padrão sueco, cristal Örrefors, mais o acerto do sistema de som seguindo a calibração da Sala da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo (e até frigobar, na versão que tem apenas quatro lugares -- T8 Excellence, de R$ 509.950). Nas versões T6 Momentum (R$ 299.950), D5 Momentum (R$ 339.950), T6 Inscription (R$ 359.950), D5 Inscription (R$ 389.950), T8 Inscription (R$ 399.950) e T8 R-Design (R$ 429.950), a oferta é sempre de sete lugares.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.