Chevrolet Onix: leitor de UOL Carros sugere mudanças para nova geração
Resumo da notícia
- Chevrolet Onix é o carro mais vendido Brasil há quatro temporadas
- Modelo também é o mais vendido da América do Sul
- GM lançará a segunda geração da família Onix até o final deste ano
- Modelo agrada mercado com diferentes versões, equipamentos e ampla rede
- Segurança e consumo, porém, são pontos questionáveis
Ele é o campeão de vendas há quatro anos seguidos no Brasil. Ele o mais vendido na América do Sul. No Brasil, em 2019, ele já vendeu mais que o segundo e o terceiro colocados juntos. Estamos falando do Chevrolet Onix, hatch compacto lançado no Brasil em 2012 e que, em menos de oito anos de vida, passou por cima das críticas especializadas e se converteu em sucesso para a General Motors.
Assim, e considerando o dito popular que aponta que "em time que está ganhando não se mexe", a GM não precisaria fazer muitos avanços para a segunda geração, que será apresentada ainda em 2019, certo? Não é bem assim.
Apesar da vantagem sobre os rivais -- construída principalmente pela ampla rede oficial, com mais de 600 lojas e assistências técnicas no Brasil; e pela variedade de versões e equipamentos ofertados --, nível de segurança e eficiência da motorização são pontos fracos do modelo.
Nós de UOL Carros perguntamos, em nosso grupo de discussão no Facebook, o que nossos leitores acreditam que possa e deva ser melhorado no Onix com a chegada da segunda geração. Veja o que foi apontado e deixe também sua opinião no campo de comentários!
Valores e revenda
Com valores que vão de R$ 46.590 (Onix Joy, com motor 1.0 e visual antigo) a R$ 62.290 (para o aventureiro Activ, com motor 1.4), a linha 2020 do Chevrolet Onix terá dois patamares. A linha Joy deve prosseguir. Mas a nova geração terá, de fato, porte maior, nova linha de motores e, consequentemente, tende a preço elevado em relação ao atual.
Time que está ganhando não se mexe! Principalmente no preço... Mas vai vir novo modelo, com os preços mais salgados ainda. Pelo andar da carruagem vai ter Onix de R$ 100mil
Bruno Augusto Pissini Galceran
Só se for zero km, porque a revenda de usados não é boa
Houzander Brioli
Segurança
Esse é o ponto mais sensível da linha Onix. O primeiro teste de segurança do Latin NCAP jogou lama sobre a fama do modelo da Chevrolet, que acabou recebendo o pior desempenho possível (zero estrela). Com mudanças e uma segunda medição, o modelo assegurou média regular, com três estrelas para adultos e crianças (de cinco possíveis).
A GM, porém, já avisou que está trabalhando para um resultado ainda mediano, com quatro estrelas no Latin NCAP para este novo modelo, que tem plataforma global desenvolvida, em conjunto, por Brasil e China. Pode ser pouco, uma vez que rivais já têm cinco estrelas e selo de referência, como o Volkswagen Polo. Até mesmo garantia maior, como o grupo Kia-Hyundai e demais orientais fazem, pode ser um fato decisivo em mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, são três anos de garantia para o Onix.
Que tivesse 5 estrelas em segurança, controle de estabilidade e no mínimo 6 airbags
Ronaldo Prenholato
Os itens de segurança seriam o mínimo aceitável para qualquer carro, o problema é que se colocarem um fio de cabelo a mais o valor aumenta demais. E para eles talvez não compense nenhuma mudança
Valéria Guides Prenholato
Controle de tração e estabilidade e motor turbo
Alex Araujo
Itens de segurança 8 airbags, 5 anos de garantia como os Hyundai. Motor turbo
Rogério Sinico
Mais equipamentos
Já se sabe que o novo Onix terá motor turbo de 1 e 1,3 litro e "mimos" como internet 4G a bordo e sistema de som premium. Mas o leitor de UOL Carros e consumidor do Onix pede mais, sobretudo a aposentadoria total da linha de motores "SPE/4", derivada dos "jurássicos" Família 1 dos anos 1980.
Há quem peça até opção eletrificada e mais esportiva do futuro Onix.
De preferência, que nasça de novo e venha com motor 16V e variador de fase. Tenho até medo de saber por quanto virá/virão os turbos. Já esse 1.0/1.4, quero distância de ambos
Jonas Lima
Ele deveria vir com bancos mais largos e com mais apoio lateral, deveria ter mais conforto no banco traseiro e uma nova suspensão também. Seria ideal ter também um novo motor com mais torque
Jean de Paula
A relação de marchas acho curta, o carro é muito bom para cidade, mas na estrada sofre
Renato Alapanian
Motor elétrico!
Fábio Gomes da Silva
Banco traseiro bipartido para pode colocar cadeira de rodas
Ione Bento
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Onix 2019
Motor: 1.0, flex, 4 cilindros
Potência: 78/80 cv (gasolina/etanol)
Torque: 9,5/9,8 kgfm (gasolina/etanol)
Motor: 1.4, flex, 4 cilindros
Potência: 98/106 cv (gasolina/etanol)
Torque: 13/13,9 kgfm (etanol/gasolina)
Câmbio: 6 MT/AT
Dimensões: 3,93 m/3,95 m (comprimento), 2,52 m (entre-eixos)
Porta-malas: 280 litros
Preço: R$ 46.590 a R$ 47.290 (Joy 1.0); R$ 47.490 a R$ 60.780 (LT 1.0 e LTZ 1.4); R$ 62.290 (Activ 1.4)
IPVA: R$ 1.780 a R$ 2.500
Seguro: R$ 2.000 a R$ 3.650
Revisão: R$ 3.180 até 60 mil km
Garantia: 3 anos
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