Ford Ka Freestyle ganha versão com motor 1.0 e câmbio manual por R$ 56.690
Resumo da notícia
- Estreia da versão com motor 1.0 é principal novidade da linha 2020
- Modelo tem câmbio manual de cinco marchas e preço sugerido de R$ 56.690
- Novidade é a única versão da linha Ka 1.0 com ESP
Lançado no fim de maio do ano passado, então disponível exclusivamente com motor 1.5 flex de 136 cv, o Ford Ka Freestyle ganhou mais uma opção de motor. De olho em ampliar as vendas da versão, hoje responsável por cerca de 10% dos licenciamentos do Ka, a Ford acaba de lançar o hatch aventureiro com motorização 1.0 bicombustível de 85 cv -- sempre disponível com câmbio manual de cinco marchas e com preço sugerido de R$ 56.690.
A Ford diz que é o aventureiro mais barato do mercado, embora aparentemente tenha esquecido de nomes como o Renault Kwid Outsider (R$ 43.990). A única versão de cor disponível que não traz custo adicional é a nova preta Ebony; branco Ártico sai por R$ 600 extras, enquanto cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin agregam R$ 1.350.
A fabricante aponta o recém lançado Argo Trekking como principal concorrente. O aventureiro compacto da Fiat traz motor mais potente (1.3 de 109 cv) e pneus de uso misto, mas é mais caro: R$ 58.990.
A título de comparação, a configuração 1.5 manual do Ka Freestyle sai hoje por R$ 67.840, agora disponível apenas com transmissão automática de seis marchas.
"Quando apresentamos o Ka Freestyle em fevereiro de 2018, tínhamos clareza que esse segmento de compactos aventureiros não era adequadamente atendido pelo mercado. Hoje podemos dizer que o modelo é um sucesso, responsável por mais de 10% das vendas do Ka, apesar de posicionado em uma faixa de preço maior na gama. Isso com o Ka agora sendo um carro global, muito mais refinado", avalia Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.
A fórmula adotada no Ka Freestyle 1.0 é a mesma adotada na variante com motor 1.5 do aventureiro: suspensões elevadas em 1,8 cm, amortecedores e molas recalibrados para maior conforto em pisos irregulares, barra estabilizadora de maior diâmetro e bitola dos eixos ampliada em 3 cm. Os pneus (feitos para rodar no asfalto) também são os mesmos utilizados com o motor mais potente: 185/60 R15 calçando rodas de liga leve com pintura cinza.
Outro ponto em comum com o Ka Freestyle 1.5: o motor recebeu coxins hidráulicos no intuito de reduzir as vibrações do motor tricilíndrico -- os dois motores disponíveis para o Ka têm três cilindros, configuração que tende a trazer mais vibrações.
Equipamentos
De acordo com a fabricante, o Ka Freestyle 1.0 traz de série rack de teto funcional (para 50 kg), moldura protetora do para-lama, protetor de soleira das portas, piscas integrados nos retrovisores, bancos parcialmente revestidos de couro, central multimídia Sync com tela flutuante de sete polegadas, ganchos Isofix para cadeiras infantis, ar-condicionado e trio elétrico. A versão aventureira também é a única da linha Ka 1.0 a sair de fábrica com os controles de estabilidade e de tração.
Houve ainda um retrocesso na linha 2020: tanto o Freestyle quanto as demais versões do Ka agora vêm com a versão 2.5 da multimídia e não mais a 3.0. Isso significa a perda dos comandos de voz e do AppLink, que permite a instalação de aplicativos Android diretamente no veículo, além de uma porta USB. A Ford diz que a decisão teve o objetivo de tornar a tecnologia mais acessível ao consumidor. O mesmo vale para o EcoSport: agora, só as configurações de topo contam com a versão 3.0 da Sync.
Mudanças também no EcoSport Freestyle
Assim como a gama Ka, o EcoSport também chegou à linha 2020 e as novidades estão justamente na versão Freestyle do SUV compacto. Essa configuração, que estreou em 2006 como série especial limitada e virou versão em 2010, recebeu teto e colunas pintados de preto, grade dianteira preta, rack de teto estilizado e apliques em prata nos para-choques dianteiro e traseiro.
As rodas usinadas de 16 polegadas e os faróis de neblina com molduras pretas também são novos. Essa versão também trocou a multimídia Sync 3 pela versão 2.5, mais simples. Os preços também subiram: O Eco Freestyle manual passou de R$ 85.990 para R$ 87.290, enquanto a opção automática custava R$ 91.890 e agora sai por R$ 93.290.
FICHA TÉCNICA
Ford Ka Freestyle 1.0 2020
Motor: 1.0, flex, Ti-VCT, 3 cilindros
Potência: 85/80 cv (etanol/gasolina)
Torque: 10,70/10,19 kgfm (gasolina/etanol)
Câmbio: 5 marchas manual
Dimensões: 3,95 m (comprimento), 2,49 m (entre-eixos)
Porta-malas: 257 litros
Preço: R$ 56.590
*Viagem a convite da Ford
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.