VW Jetta GLI tem alma, estilo e motor de Golf GTI por R$ 144.990
Resumo da notícia
- Sedã é R$ 6.540 mais barato que o Golf GTI
- Sedã vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos; velocidade final é de 250 km/h
- Estilo vem do Golf GTI, com detalhes em vermelho e rodas aro 18
- Versão esportiva do sedã tem motor 2.0 TSI de 230 cv
O sedã do Golf GTI. Até a própria Volkswagen chama o Jetta GLI assim, e nem poderia ser diferente.
Desavisados (e haters) podem achar que o parentesco está apenas no preço, mas o sedã é mais barato: o Golf GTI parte de R$ 151.530, enquanto o Jetta GLI custa R$ 144.990 — exatamente R$ 6.540 mais em conta.
Um GTI com porta-malas
Felizmente as semelhanças não se limitam à estratégia de marketing. Para-choque dianteiro exclusivo, grade preta com padrão do tipo colmeia e um friso horizontal vermelho interligando os faróis só reforçam a ligação entre os esportivos.
A traseira tem aerofólio na tampa do porta-malas, difusor na parte inferior do para-choque e saída dupla de escapamento com acabamento cromado. As belas rodas de liga leve são de 18 polegadas e as pinças de freio são pintadas de vermelho.
Já o nome GLI nasceu nos Estados Unidos nos anos 80 e estreia no Brasil neste ano. A VW afirma que a sigla GTI é utilizada apenas em hatches, enquanto a GTS designa versões esportivas intermediárias — como o futuro Polo GTS.
Por dentro o acabamento escurecido vai até o forro do teto. Há detalhes cromados nas pedaleiras, soleiras e no volante de base achatada — o mesmo do Golf GTI. Os bancos, porém, são revestidos em couro preto em vez do tradicional tecido xadrez do GTI — ainda bem. Já as costuras aparentes nos assentos, volante e tapetes abusam da cor vermelha.
Bom desempenho e muito conteúdo
De volta à linha Jetta, o motor 2.0 turbo a gasolina (chamado pela marca de 350 TSI) também veio do hatch. São 230 cv de 4.700 rpm a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,7 kgfm na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm. A transmissão é a DSG de dupla embreagem com seis marchas. Números divulgados pela VW informam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. A fabricante informa consumo de 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l no ciclo rodoviário.
O Jetta GLI traz seis airbags (um a menos que o Golf), controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, regulagem automática do farol alto, sistema de frenagem pós-colisão, controles de estabilidade e de tração, volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts, painel digital com tela de 12,3 polegadas, bancos dianteiros com regulagens elétricas e aquecimento, seletor de modos de condução, iluminação ajustável em dez tonalidades, central multimídia Discover Media com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Beats com 300 watts e amplificador digital de oito canais, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema start-stop, freio de estacionamento elétrico e assistente de partida em rampas, entre outros itens.
O teto solar panorâmico é o único opcional ao custo de R$ 4.990 e seis cores são oferecidas.
Manual inteligente e revisões grátis
Assim como o Virtus, o Jetta GLI inclui a tecnologia de manual cognitivo, um assistente pessoal que responde as principais dúvidas do proprietário que provavelmente nunca abriu o pobre livreto no porta-luvas. A fabricante disponibiliza um aplicativo que reconhece perguntas por digitação ou voz nos idiomas português e espanhol.
A fabricante oferece garantia de três anos sem limite de quilometragem e as três primeiras revisões grátis — o que, de acordo com a VW, proporciona uma economia de R$ 1.620. É assim que a marca espera conquistar clientes de outros sedãs e, quem sabe, turbinar as vendas tímidas do Jetta em 2019.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0, turbo, quatro cilindros
Potência: 230 cv, de 4.700 a 6.200 rpm
Torque: 35,7 kgfm, de 1.500 a 4.600 rpm
Câmbio: automático DSG de seis marchas; tração dianteira
Velocidade máxima: 250 km/h
0-100 km/h: 6,8 s
Dimensões: 4,70 m (comprimento), 2,68 m (entre-eixos)
Porta-malas: 510 litros
Preço: R$ 144.990
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