Topo

Kia Seltos, novo SUV compacto global, está confirmado no Brasil; conheça

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/06/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Utilitário global foi apresentado na Índia
  • SUV será fabricado também na Coreia do Sul
  • Lançamento no Hemisfério Norte será no 2º semestre
  • Chegada ao Brasil ainda está sem data definida
  • Marca aposta no visual ousado

A Kia apresentou em Nova Déli, na Índia, o SUV compacto Seltos -- desenvolvido como produto global. A novidade começa a ser fabricada tanto na Índia, quando na Coreia do Sul e chega a mercados do Hemisfério Norte no segundo semestre.

A Kia Motors Brasil confirmou a UOL Carros que o utilitário esportivo vem ao país. A data de lançamento, no entanto, ainda não foi definida, mas ficará para algum momento no final de 2020. Preços globais também não foram divulgados.

A fabricante ainda mantém segredo a respeito das dimensões da carroceria, mas adiantamos que o porte é intermediário entre o Stonic, mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, e o Sportage -- modelo mais vendido da marca no Brasil. O tamanho é parecido com o do Hyundai Creta.

Arrojo visual

O Seltos tem dianteira imponente, destacando o conjunto ótico full-LED dividido em duas seções, disponível na versão de topo GT Line. Também chama a atenção a grade com moldura cromada, que reforça a impressão de porte maior. A traseira, por sua vez, tem visual mais conservador, com lanternas horizontalziadas, também de LEDs, unidas por molduras e barras cromadas, destacando uma coluna C bastante ampla.

Para-choques dianteiro e traseiro trazem aplique simulando proteção de metal.

O modelo será oferecido com rodas de 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo a versão. Também estará disponível com pintura bicolor, uma tendência. A Kia não diz se haverá opção de tração integral -- um teaser divulgado pela filial indiana da marca mostra o Seltos em uma estrada de terra e diz que o SUV foi testado em "todas os tipos de terreno e de clima".

Por outro lado, já são conhecidas as alternativas de motorização: 1.6 a gasolina com turbo e injeção direta, capaz de render 177 cv; 2.0 aspirado, de 149 cv, sendo essas duas as mais prováveis opções para o Brasil, ainda que com derivação flex. No resto do mundo,haverá ainda o 1.6 turbodiesel, 136 cv.

A transmissão, por sua vez, pode ser automática de seis marchas, automatizada de dupla embreagem e sete velocidades ou CVT.

Equipamentos

Por dentro, destaque para a central multimídia com tela "flutuante" tátil de 10,25 polegadas, enquanto o painel aparenta ser analógico, com uma tela colorida ao centro.

A lista de itens à disposição inclui luzes ambientes no painel das portas que variam de acordo com a música, sistema de som Bose com oito alto-falantes, head-up display em tela transparente de oito polegadas e ar-condicionado digital.

A segurança é reforçada com seis airbags, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Aparentemente, nada de sistemas de condução semiautônomos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.