Kia Seltos, novo SUV compacto global, está confirmado no Brasil; conheça
Resumo da notícia
- Utilitário global foi apresentado na Índia
- SUV será fabricado também na Coreia do Sul
- Lançamento no Hemisfério Norte será no 2º semestre
- Chegada ao Brasil ainda está sem data definida
- Marca aposta no visual ousado
A Kia apresentou em Nova Déli, na Índia, o SUV compacto Seltos -- desenvolvido como produto global. A novidade começa a ser fabricada tanto na Índia, quando na Coreia do Sul e chega a mercados do Hemisfério Norte no segundo semestre.
A Kia Motors Brasil confirmou a UOL Carros que o utilitário esportivo vem ao país. A data de lançamento, no entanto, ainda não foi definida, mas ficará para algum momento no final de 2020. Preços globais também não foram divulgados.
A fabricante ainda mantém segredo a respeito das dimensões da carroceria, mas adiantamos que o porte é intermediário entre o Stonic, mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, e o Sportage -- modelo mais vendido da marca no Brasil. O tamanho é parecido com o do Hyundai Creta.
Arrojo visual
O Seltos tem dianteira imponente, destacando o conjunto ótico full-LED dividido em duas seções, disponível na versão de topo GT Line. Também chama a atenção a grade com moldura cromada, que reforça a impressão de porte maior. A traseira, por sua vez, tem visual mais conservador, com lanternas horizontalziadas, também de LEDs, unidas por molduras e barras cromadas, destacando uma coluna C bastante ampla.
Para-choques dianteiro e traseiro trazem aplique simulando proteção de metal.
O modelo será oferecido com rodas de 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo a versão. Também estará disponível com pintura bicolor, uma tendência. A Kia não diz se haverá opção de tração integral -- um teaser divulgado pela filial indiana da marca mostra o Seltos em uma estrada de terra e diz que o SUV foi testado em "todas os tipos de terreno e de clima".
Por outro lado, já são conhecidas as alternativas de motorização: 1.6 a gasolina com turbo e injeção direta, capaz de render 177 cv; 2.0 aspirado, de 149 cv, sendo essas duas as mais prováveis opções para o Brasil, ainda que com derivação flex. No resto do mundo,haverá ainda o 1.6 turbodiesel, 136 cv.
A transmissão, por sua vez, pode ser automática de seis marchas, automatizada de dupla embreagem e sete velocidades ou CVT.
Equipamentos
Por dentro, destaque para a central multimídia com tela "flutuante" tátil de 10,25 polegadas, enquanto o painel aparenta ser analógico, com uma tela colorida ao centro.
A lista de itens à disposição inclui luzes ambientes no painel das portas que variam de acordo com a música, sistema de som Bose com oito alto-falantes, head-up display em tela transparente de oito polegadas e ar-condicionado digital.
A segurança é reforçada com seis airbags, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Aparentemente, nada de sistemas de condução semiautônomos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.