Topo

PSA ameaça tirar produção do Astra do Reino Unido devido ao Brexit

Próxima geração do Astra já tem produção garantida na Alemanha; fabricação no Reino Unido ainda não foi definida - Fabrice Coffrini/AFP
Próxima geração do Astra já tem produção garantida na Alemanha; fabricação no Reino Unido ainda não foi definida
Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/06/2019 12h54

Resumo da notícia

  • Grupo francês culpa alta no custo de importação de componentes
  • Próxima geração já tem fabricação garantida na Alemanha
  • Saída da União Europeia pode ter grande impacto na indústria britânica

Dono da britânica Vauxhall, o grupo francês PSA disse que pode parar a produção do Astra no Reino Unido se o governo britânico não fizer um acordo após sua saída da União Europeia -- o problema é o aumento nos custos de importação de materiais para sua fábrica em Ellesmere Port, na Inglaterra.

A PSA já anunciou que produzirá a próxima versão do Astra Vauxhall/Opel em duas fábricas europeias, uma delas em Rüsselsheim, na Alemanha. Ainda não se sabe qual será a segunda fábrica a produzir o veículo, mas a PSA prefere que seja no Reino Unido.

"O grupo confirma que a fábrica de Rüsselsheim vai fabricar o Astra e que está previsto que a segunda fábrica será a de Ellesmere Port, no Reino Unido", informou a montadora em comunicado.

"A decisão sobre a produção na fábrica de Ellesmere Port será condicionada aos termos finais da saída do Reino Unido da União Europeia e à aceitação do acordo para novos veículos, que foi negociado."

A decisão da PSA depende do resultado do "Brexit". Os possíveis sucessores da primeira-ministra Theresa May, Boris Johnson e Jeremy Hunt, sinalizaram que podem tirar o Reino Unido da União Europeia no dia 31 de outubro, se não houver acordo.

A indústria britânica já alertou que uma saída da União Europeia sem um acordo teria um grande efeito em termos de custo, enfraquecendo o setor com impostos de até 10%, burocracias e atrasos em fronteiras.

O Astra é construído atualmente em Ellesmere Port e em Gliwice, na Polônia. A próxima geração deverá estar no mercado europeu em dois ou três anos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.