Procon-SP notifica VW por recall de Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace
Resumo da notícia
- Modelos da marca alemã podem apresentar quebra de mola da suspensão
- VW informa em comunicado que peças para reparo ainda serão fabricadas
- Conserto está agendado para o fim de outubro
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor vinculado ao governo paulista, anunciou que vai notificar a Volkswagen para dar esclarecimentos sobre recente recall envolvendo 7.095 unidades dos modelos Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace.
A entidade questiona a causa da demora de cerca de 90 dias para providenciar o reparo. Também questiona se os clientes terão carro reserva e quais "medidas preventivas" a montadora tem adotado para solucionar o problema.
Consultada, a VW diz que "está 100% aderente à nova legislação de recall em vigor desde primeiro de julho de 2019" e que vai buscar antecipar o início do reparo. Além disso, a montadora afirma que ainda não recebeu a notificação e já solicitou audiência para prestar esclarecimentos.
A campanha preventiva afeta Golf ano/modelo 2015, Jetta ano/modelo 2018 e Tiguan ano/modelo 2018.
Por meio de comunicado, a VW informou, no último dia 19, que as molas de suspensão traseira desses veículos podem ter sido fabricadas com "matéria-prima que não atende as especificações do produto". Com isso, o componente pode quebrar, trazendo risco de acidentes.
A marca disse também que as peças para substituição ainda estão em produção e o reparo definitivo será realizado no dia 31 de outubro.
Confira os chassis dos veículos convocados:
+ Golf
Chassis não sequenciais de FM069607 a FM081395
Ano/modelo 2015
+ Novo Jetta
Chassis não sequenciais de JM502410 até JM506377
Ano/modelo 2018
+ Tiguan Allspace
Chassis não sequenciais de JM180701 a JM223151 e de KM004199 até KM005197
Ano/modelo 2018
A marca disponibiliza o site www.vw.com.br e o telefone 0800-019-8866 para agendamento do serviço, consulta do chassi e mais informações.
Confira a íntegra da nota enviada pela Volkswagen a UOL Carros:
A Volkswagen reitera o compromisso integral com a segurança, com a satisfação de seus clientes e com a legislação brasileira.
A empresa esclarece que está 100% aderente à nova legislação de recall em vigor desde primeiro de julho de 2019, portaria esta que veio para formalizar uma prática já recorrente, a de informação ao consumidor de recall a ser realizado no futuro.
Apesar da Volkswagen ainda não ter recebido oficialmente a notificação do PROCON-SP, a empresa solicitou, pró-ativamente, uma audiência junto ao órgão para esclarecer as dúvidas a respeito do recall de 7.095 unidade dos modelos Golf, Tiguan e Jetta, quanto à possível quebra das molas da suspensão traseira.
Sobre o atendimento dos veículos envolvidos neste recall, a Volkswagen informa que trabalha fortemente para antecipar o prazo de início da substituição das peças dos veículos afetados.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.