6 comerciais de carros que uniram mistério e criatividade para bombar
Se a propaganda realmente é a alma do negócio, certas empresas do ramo automotivo vêm provando, nos últimos anos, que vale a pena ser fiel ao dito popular.
Algumas peças comerciais que, a princípio, nada tinham a ver com carros ou caminhões, conquistaram o coração do público e até da crítica especializada, colecionando elogios, prêmios e, claro, lugares cativos em muitas garagens espalhadas pelo mundo.
Confira abaixo alguns exemplos de comerciais de veículos que usaram e abusaram da criatividade e do mistério para deixar suas marcas gravadas na memória dos consumidores.
Renault Sandero Stepway (2019)
A atriz Marina Ruy Barbosa, uma das divas do momento na TV brasileira, causou frisson nas redes sociais ao aparecer ostentando um visual totalmente diferente nessa semana, deixando de lado os cabelos ruivos e apostando em madeixas "platinadas".
O mistério sobre o novo look da diva, no entanto, nada tem a ver com um possível protagonismo em uma recém-lançada novela ou peça teatral. Marina, na verdade, se produziu toda para ser a estrela do lançamento da nova versão do Renault Sandero Stepway.
A montadora francesa produziu uma peça comercial em que a atriz aparece queimando a foto de um rapaz com pinta de galã e, na sequência, lustrando as chaves de seu Renault antes de deixar o quarto em que estava.
A mensagem, que a princípio não tem nada a ver com o lançamento de um novo modelo de carro, na verdade, é bastante clara.
Assim como a atriz, que aparece na peça comercial ostentando um novo visual, sem os tradicionais cabelos ruivos, o Renault Stepway também simboliza uma nova era para o modelo, agora mais robusto e atraente.
Renault Kwid Outsider (2019)
A Renault já havia inovado nas produções antes mesmo de promover a mudança no visual de Marina Ruy Barbosa. E utilizou um desenho que marcou gerações para criar a fantasia de que um filme sobre ele estava para entrar nos cinemas.
Quem assistiu aos primeiros segundos da produção, logo imaginou que os personagens Eric, Sheila, Bobby, Diana, Hank e Presto estavam prestes a tomar os cinemas de todo o Brasil com um longa-metragem de Caverna do Dragão.
Não foi nada disso. O comercial, bem produzido, com efeitos especiais, ambientação caprichada e um elenco escolhido a dedo, com personagens bem parecidos com os originais, nada mais era do que o anúncio do lançamento do novo Renault Kwid Outsider, hatch com espírito aventureiro da marca, que acabou apelidado de "SUV dos Compactos".
Audi R8 V10 (2016)
Como fazer um veterano ex-astronauta voltar a sentir as velhas emoções e recuperar o prazer da vida? Foi essa a resposta que a Audi apresentou ao público no intervalo do Superbowl, em fevereiro de 2016.
Batizada de "Commander", a peça comercial serviu para comunicar a chegada do Audi R8 Coupé V10 Plus ao mercado brasileiro. E misturou aventura e emoção em um filme de pouco mais de um minuto.
Adaptado no Brasil pela Almap BBDO e com trilha sonora de David Bowie (Starman), o comercial ilustra a história de um astronauta aposentado que redescobre os prazeres da vida ao assumir o volante do superesportivo da marca.
Nissan Frontier (2011)
"Você quer uma picape que tenha cavalos ou pôneis?" Com essa frase, o comercial que anunciava a chegada da nova Nissan Frontier provocou um misto de sentimentos em parte dos consumidores.
Enquanto alguns (a grande maioria, na verdade) se divertiram com a peça comercial, que esbanjava bom humor, outros se incomodaram com o uso da linguagem "levemente" ofensiva em relação às figuras ligadas ao público infantil ("pôneis malditos").
Space Fox (2008)
Já imaginou ter um bichinho de estimação que é metade peixes, metade cão? Pois foi esse híbrido bizarro (e simpático) que a Volkswagen utilizou para lançar no mercado o Space Fox, hoje fora de linha, em 2008.
O comercial ilustrava a história de um rapaz que dizia ter sonhado ser dono de um cachorro-peixe e mostra o "bichinho" se divertindo na praia, até ser chamado pelo "pai" e entrar no porta-malas do Space Fox.
O slogan da Vokswagen fecha a peça com uma frase sugestiva: "Space Fox: Cabe o que você imaginar".
O filme acabou premiado como melhor comercial de TV do mundo em 2008 no Festival de Cannes, categoria Filme Publicitário de Automóveis. Criado pela agência AlmapBBDO, foi o primeiro comercial brasileiro a ganhar o Leão de Ouro em Cannes desde 1982.
Volvo Truck (2013/2014)
Não são somente os carros que conquistaram o público com filmes promocionais de lançamentos recheados de criatividade e mistério.
A Volvo também imortalizou um de seus produtos com uma campanha para lá de especial. Batizada de Epic Split, a peça contou com a presença do astro dos filmes de ação Jean-Claude Van Damme.
Filmado na Espanha e em uma tomada única, o comercial teve mais de 87 milhões de visualizações e foi um verdadeiro golaço da agência Frosman & Bodenfors, que abusaram da criatividade para divulgar o lançamento do novo caminhão da Volvo.
O filme fez tanto sucesso que levou o prêmio Grand Prix na categoria Creative Effectiveness e outros 19 troféus no Festival de Cannes de 2014.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.