Novo Peugeot 208 é flagrado em testes no Brasil; hatch chega só em 2020
Resumo da notícia
- Hatch será fabricado na Argentina e lançado aqui no ano que vem
- Modelo tem versão elétrica na Europa; lançamento no Brasil é incerto
- Design é inspirado em outros carros da marca, como o 3008
A nova geração do Peugeot 208 foi uma das estrelas do Salão de Genebra, realizado na Suíça em março. O hatch será um dos principais lançamentos de 2020 - e possivelmente a novidade do ano para a Peugeot, que começará a produzi-lo na Argentina também no ano que vem.
Enquanto não chega a data da estreia, o 208 segue em testes no país vizinho, e também por aqui. O leitor Luiz Henrique Neves flagrou protótipos do hatch em Santa Fé do Sul (SP), cidade próxima à fronteira com o Mato Grosso do Sul.
Os carros tinham uma camuflagem que esconde parte de suas formas, mas não a ponto de descaracterizá-lo por inteiro. Além disso, as placas de Porto Real (RJ) indicam que os protótipos são da PSA-Peugeot Citroën.
Mini 3008? Quase isso
O 208 é nitidamente inspirado no estilo dos últimos lançamentos da marca, especialmente o 3008 e o sedã 508 — este último não disponível no mercado brasileiro.
A frente já traz a nova identidade visual da Peugeot, marcada pelos faróis com prolongamentos que se estendem até a parte inferior do para-choque — essa identidade é apelidada de "dentes-de-sabre" pela marca. Olhando de lado, o compacto até lembra seu antecessor (atualmente vendido no Brasil), enquanto atrás a fonte de inspiração parece ter sido o 3008.
Na traseira, além das três luzes verticalizadas lado a lado, o 208 tem faixa preta horizontal unindo as lanternas e tomando toda a tampa do porta-malas.
Por dentro também há muita coisa dos "irmãos maiores" do 208. Em compensação lá está também o i-Cockpit, conceito de dirigibilidade inaugurado pelo próprio compacto com volante de diâmetro menor e quadro de instrumentos em posição elevada.
Mais leve, mais silencioso e até elétrico
O compacto é feito sobre a plataforma CMP (de Common Modular Platform, ou Plataforma Modular Comum, em bom Português), que estreou no DS 3 Crossback. Ela servirá de base para diversos modelos de portes compacto e médio do grupo PSA.
A empresa, aliás, afirma que o novo 208 pesa 30 kg a menos que o modelo anterior. Além de mais leve, a Peugeot afirma que a nova base oferece menos vibrações, melhor isolamento acústico e funcionamento mais suave.
O grande destaque do novo 208 é a motorização elétrica de 100 kW, ou aproximadamente 136 cv. O torque é de 26,5 kgfm disponíveis instantaneamente. São oferecidos três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e dois modos de frenagem com função de regeneração de energia. A autonomia informada pela fabricante é de 450 km.
Além da versão movida a eletricidade, a nova geração do hatch tem variações de um 1.2 a gasolina com 75 cv, 100 cv e 130 cv, além de um 1.5 movido a diesel de 100 cv. Há opções de câmbio manual de seis marchas e automática de oito velocidades.
O 208 também pode vir com diversas assistências de condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistência de permanência em faixa, sistema de estacionamento autônomo, sensor de fadiga, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, limitador de velocidade e alerta de pontos cegos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.