Topo

Volkswagen Polo: tudo sobre o segundo hatch mais vendido da VW

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/08/2019 07h00

Se você procura um hatch compacto, porém mais equipado e moderno que modelos de entrada, o Volkswagen Polo é uma opção a se considerar. Mesmo custando um pouco mais que seus principais rivais, tem bom desempenho no mercado.

Em 2018, primeiro ano cheio de vendas da atual geração, ele foi o sexto automóvel mais emplacado do país, com 69.584 licenciamentos - ficando menos de 10 mil unidades atrás do do VW Gol.

Outro destaque é a segurança: o Polo foi avaliado com nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP e, na linha 2020, passou a trazer de série controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em rampa e frenagem automática pós-colisão em todas as versões.

Construído sobre uma variação da plataforma MQB, a mesma utilizada em modelos como Volkswagen Golf, Jetta e Passat, o Polo também se destaca pelo conjunto moderno. Nas versões mais caras, traz motor 1.0 TSI flex, com turbo e injeção direta, que rende até 128 cv de potência e oferece baixo consumo de combustível. Também será oferecido na configuração esportiva GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv.

Outras configurações vêm com motor 1.0 MPI ou 1.6 MSI aspirado, disponíveis em outros modelos da marca.

A versão nacional, porém, tem algumas simplificações em relação ao modelo europeu. O câmbio é um exemplo: aqui, a fabricante trocou a transmissão de dupla embreagem por uma convencional, com conversor de torque. Também tem câmbio manual à disposição.

Mesmo não sendo o mais potente da categoria, está entre os mais prazerosos de dirigir. Também conta com itens de tecnologia diferenciados na sua faixa de preço, como painel de instrumentos 100% digital.

Recall grande

A Volkswagen anunciou recall no início de 2019 para 114.523 unidades do Polo e do Virtus, ano/modelo 2018 e 2019, por conta de uma possível falha de montagem do revestimento das colunas centrais, capaz de impedir o funcionamento correto dos airbags laterais.

A campanha preventiva afetou, na ocasião, cerca de 78% de todas as unidades já vendidas do hatch e do sedã desde seu lançamento no país.

Preços

1.0 MPI: R$ 53.990
1.6 MSI: R$ 61.150 (manual), R$ 66.890 (automático)
1.0 200 TSI: R$ 69.990 (Sense), R$ 71.560 (Comfortline), R$ 76.990 (Highline)

Equipamentos

- Polo 1.0 MSI: direção elétrica, assistente para partida em aclive/subida, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, quatro airbags, quatro alto-falantes, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos, computador de bordo, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, Isofix, Top tether, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, rodas de aço aro de 15 polegadas com calotas, sistema de som com rádio AM/FM, Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD e auxiliar, travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros.

Opcionais:

Connect Pack (R$ 4.000) - sensor de estacionamento traseiro, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, rodas de liga leve 15", central multimídia Composition Touch e volante de direção multifuncional.

Connect Pack II (R$ 2.045) - sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Composition Touch e volante de direção multifuncional.

- Polo 1.6 MSI MT: acrescenta volante de direção multifuncional.

Opcionais:

Interatividade (R$ 3.020) - sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve 15" e central multimídia Composition Touch.

Interatividade II (R$ 1.750) - sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch.

- Polo 1.6 MSI AT: acrescenta câmbio automático de seis marchas. Mesmos opcionais da versão 1.6 manual.

- Polo Sense 200 TSI AT (versão para PCD): direção elétrica, assistente para partida em aclive/subida, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, quatro airbags, quatro alto-falantes, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos, computador de bordo, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, Isofix, Top tether, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, rodas de aço aro de 15 polegadas com calotas, central multimídia Composition Touch, travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros e volante multifuncional.

- Polo Comfortline 200 TSI AT: acrescenta sensor de estacionamento traseiro, quatro alto-falantes e dois tweeters, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, faróis de neblina com luz de conversão estática, Iluminação do porta-luvas, manopla da alavanca de transmissão em couro, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, revestimentos dos bancos em tecido, rodas de liga leve 15", central multimídia Composition Touch, suporte para celular com entrada USB para carga.

Opcionais:

Couro sintético (R$ 600)

Rodas de liga leve 16 (R$ 1.285)

Tech I (R$ 1.965) - Acesso ao veículo sem o uso da chave, botão para partída do motor, sensor de estacionamento dianteiro, controle automático de velocidade, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função coming/leaving home, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com borboletas.

Tech II (R$ 3.240) - Acesso ao veículo sem o uso da chave, botão para partída do motor, sensor de estacionamento dianteiro, controle automático de velocidade, ar-condicionado digital com filtro de poeira e pólen, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função coming/leaving home, indicador de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, porta-luvas iluminado e refrigerado, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com borboletas.

Beats Sound (R$ 3.020) - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique "Beats", rede no porta-malas, rodas de liga leve 16", sistema de som Beats com quatro alto falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

- Polo Highline 200 TSI AT: acrescenta destravamento do encosto para bando dianteiro direito, luz diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, manopla da alavanca do freio de mão de couro

Opcionais:

Couro sintético (R$ 660)

Rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 1.090)

Beats Sound (R$ 2.400) - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique "Beats", rede no porta-malas, sistema de som Beats com quatro alto falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

Tech High (R$ 4.290) - sensor de estacionamento dianteiro, comando de voz, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função coming/leaving home, luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, indicador de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, painel digital, sensores de chuva e crepuscular, central multimídia Discovery Media, comandos de voz e sistema de navegação GPS.

Volkswagen Polo - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Valores da revisão/garantia

10.000 km ou 12 meses: R$ 489,32 (1.0) / R$ 548,00 (1.6 MT/AT) / R$ 523,55 (200 TSI em todas as versões)
20.000 km ou 24 meses: R$ 549,12 (1.0) / R$ 607,80 (1.6 MT/AT) / R$ 583,35 (200 TSI em todas as versões)
30.000 km ou 36 meses: R$ 476,82 (1.0) / R$ 535,50 (1.6 MT/AT) / R$ 511,05 (200 TSI em todas as versões)
40.000 km ou 48 meses: R$ 714,55 (1.0) / R$ 836,40 (1.6 MT/AT) / R$ 923,14 (200 TSI em todas as versões)
50.000 km ou 60 meses: R$ 476,82 (1.0) / R$ 535,50 (1.6 MT/AT) / R$ 511,05 (200 TSI em todas as versões)
60.000 km ou 72 meses: R$ 549,12 (1.0) / R$ 607,80 (1.6 MT/AT) / R$ 583,35 (200 TSI em todas as versões)
Garantia: 3 anos

Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

1.0 5MT: cidade 8,8/12,9; estrada 10,0/14,3
1.6 5MT: cidade 8,2/12,0; estrada 9,5/13,9
1.6 6AT: cidade 7,9/11,0; estrada 9,6/13,8
200 TSI Comfortline 15" 1.0 6AT: cidade 8,0/11,6; estrada 9,8/14,1
200 TSI Comfortline 16" 1.0 6AT: cidade 7,9/11,4; estrada 9,5/13,9
200 TSI Highline 1.0 6AT: cidade 7,9/11,4; estrada 9,5/13,9

Concorrentes

Compacto, o Volkswagen Polo tem como principais concorrentes versões mais completas de carros como Fiat Argo e Hyundai HB20. Além destes dois, podemos citar o Chevrolet Onix e o Renault Sandero.

Valem menção também o Toyota Yaris, o Peugeot 208 e o Ford Ka.

Volkswagen Polo - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Como o UOL Carros avaliou

Com quatro airbags, computador de bordo, ganchos para a fixação de cadeirinhas Isofix, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, banco do motorista com regulagem de altura e rádio com entrada USB e Bluetooth, o Polo vem de fábrica com itens bastante interessantes.

Com os opcionais, como painel digital e rodas de 16 polegadas, disponíveis nas configurações mais completas, o negócio fica mais interessante.

Porém, se por fora o Polo faz tudo menos parecer um carro básico, por dentro ele deixa a desejar para sua faixa de preço. Há bastante plástico duro de aparência pobre na cabine.

No fim das contas, é uma boa alternativa para quem não faz questão de um motor tão esperto e não quer desembolsar mais por um carro mais completo. O hatch é um bom upgrade em relação aos modelos compactos de entrada.

Em suas versões Highline e Comfortline, o Polo traz o pacote Beats, que adiciona sistema de som de 300 watts e detalhes visuais exclusivos.

Fichas técnicas

Volkswagen Polo 1.0
Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.0 flex
Potência: 75/84 cv (gasolina/etanol) a 6.350 rpm
Torque: 9,6/10,4 kgfm (gasolina/etanol) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Velocidade máxima: 166 km/h / 170 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 13,3s/13s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,05 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,46 m de altura
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1.072 kg

Volkswagen Polo 1.6 MT/AT
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 1.6 flex
Potência: 110/117 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 15,8/16,5 kgfm (gasolina/etanol) a 4.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas/automático, 6 marchas
Velocidade máxima: 189 km/h / 193 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 9,9s/9,6s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,05 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,46 m de altura
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1.096 kg

Volkswagen Polo 1.0 TSI
Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.0 flex
Potência: 116/128 cv (gasolina/etanol) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 2.000/3.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas
Velocidade máxima: 187 km/h / 192 km/h (gasolina/etanol)
0 a 100 km/h: 10,1s/9,6s (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,05 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,46 m de altura
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1.178 kg