Reino Unido testa câmera para multar 'ronco' do motor de carros esportivos
O conselho de Kensington e Cheasea, na Inglaterra, quer testar equipamentos "antirruído" para fotografar e multar em até 1.000 libras (cerca de R$ 4.846 na conversão direta) supercarros que ultrapassarem o limite de 74 decibéis permitido por lei nas ruas do Reino Unido.
Especialmente durante o verão europeu, donos de carros de luxo costumam aproveitar o calor para andar por Londres, ocasionalmente acelerando seus motores e perturbando residentes.
Segundo Johnny, o Thalassites conselheiro de Kensington e Chelsea, o problema atingiu um "ponto de crise". Ele utilizou o termo em comunicado enviado a Grant Shapps, secretária de transportes britânica, pedindo que a região seja incluída entre os locais onde os dispositivos de fiscalização de ruídos serão testados no país.
"Carros potentes precisam de um manuseio cuidadoso e, infelizmente, nosso bairro viu e ouviu como certos motoristas confundem nossas ruas com um 'show' de carros", disse Thalassites.
"Isso vem acontecendo há anos e está chegando ao ponto de crise. As câmeras acústicas nos dariam uma nova e poderosa ferramenta para capturar os motoristas desrespeitando as leis das ruas."
O conselho já deu 148 multas de 1.000 libras a motoristas "barulhentos desde que elas foram introduzidas, no ano de 2015. As câmeras com microfones detectam carros que ultrapassem o limite de 74 decibéis, tirando uma foto da placa e o multando instantaneamente.
Essa tecnologia já é utilizada por países como Canadá, Singapura, Austrália e Emirados Árabes Unidos. Em junho a Grã-Bretanha definiu que fará o mesmo, com o então secretário dos transportes, Chris Grayling, anunciando um teste.
"A poluição sonora faz com que as vidas das pessoas nas comunidades de toda a Grã-Bretanha sejam absolutamente atrapalhadas e tenham impactos muito graves para a saúde", disse Grayling.
Além do ruído, os motores de supercarros podem causar outros inconvenientes. Há pouco mais de dois anos, um youtuber postou vídeo no qual, supostamente, seu Chevrolet Camaro "roncou" tão forte que acabou ativando os airbags.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.