DER lança aplicativo para consulta e transferência de multas em SP
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que administra o sistema rodoviário de São Paulo, lançou ontem um aplicativo gratuito. Disponível para smartphones Andriod e iPhone, ele possibilita uma série de procedimentos sem que o condutor precise se deslocar.
O app se destina sobretudo a facilitar os processos de consulta e transferência de multas. Com a novidade, a intenção é de que proprietários dos veículos "realizem procedimentos antes burocráticos, com mais comodidade, agilidade e em qualquer horário".
As consultas poderão ser feitas por CPF, CNPJ ou RENAVAM do veículo, sendo possível também o acompanhamento dos resultados de análise de defesa em autuações e indicação de condutor infrator.
"Esse é um passo importante no caminho da modernização, proporcionando ao cidadão mais comodidade, redução de custos e rapidez, com menos burocracia", explica o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
A indicação do condutor também estará disponível no site oficial do DER (www.der.sp.gov.br). Ainda no site, também está disponível a PAE (penalidade de advertência por escrito), recurso ao qual o condutor tem direito quando recebe a primeira multa em um ano.
Caso a infração não seja grave, ele pode solicitar a PAE, ou seja, o cancelamento da multa em troca de uma advertência. Este recurso estará em breve disponível no app do DER.
Ainda neste segundo semestre de 2019, o site do DER também permitirá que defesa de autuação e recurso administrativo sejam feitos pela internet, agilizando assim todos os processos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.