Audi Q8 adere à moda dos SUVs-cupês por 1/5 do preço do Lamborghini Urus
Resumo da notícia
- SUV-cupê vai concorrer com BMW X6 e Mercedes-Benz GLE
- Carro será importado em duas versões, ambas com o motor 3.0 V6 de 340 cv
- Q8 terá preço promocional de R$ 471.990 e R$ 503.990
A Audi finalmente embarcou na moda dos SUVs inspirados em cupês e lança no Brasil o Q8, utilitário esportivo topo de linha da marca alemã.
A novidade (que precisou ser devolvida por jogadores do Barcelona, como Philippe Coutinho, Rakitic e Malcom) chega posicionada logo acima do Q7 trazendo uma proposta mais esportiva e jovial, por R$ 471.990 na versão Performance e R$ 531.990 na configuração Performance Black. Promocionalmente, o carro será vendido por R$ 471.990 e R$ 503.990, respectivamente.
A versão mais cara agrega som premium da Bang & Olufsen, teto interior na cor preta, soleira das portas de alumínio, capa dos retrovisores externos preta, detalhes externos com acabamento preto brilhante, kit visual S-Line e pinças de freio na cor vermelha. De série, as rodas de liga leve medem 21 polegadas.
As duas opções do SUV-cupê chegam equipadas exclusivamente com motor 3.0 V6 turbo, capaz de render 340 cv de potência e 51 kgfm de torque, com tração integral e gerenciamento do câmbio automático de oito marchas. O trem de força é um híbrido leve, cujo motor de arranque também funciona como alternador e propulsor elétrico, conectado a uma bateria de 48 volts.
O motor elétrico é acionado em velocidade de cruzeiro para ajudar a poupar combustível.
De acordo com a fabricante, o Q8 sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em 5,9 segundos - nada mau para um veículo que pesa 2.340 kg.
Estilo de sobra
Criado para concorrer com modelos como BMW X6, Mercedes-Benz GLE Coupé e Porsche Cayenne Coupé, o Q8 segue a receita de agregar características de cupê a um SUV tradicional. Isso significa que, na traseira, o caimento do teto é mais acentuado e o vidro da tampa do porta-malas, bem mais inclinado na comparação com o Q7. O resultado ficou atraente e o desenho do Audi lembra bastante as linhas do Lamborghini Urus, porém sem tantos ângulos e recortes na carroceria.
Por falar no Urus, o novo Audi Q8 compartilha plataforma e componentes mecânicos tanto com o utilitário esportivo da Lambo quanto com o próprio Q7, o já citado Porsche Cayenne Coupé, o Bentley Bentayga e o Volkswagen Touareg. Todos esses SUVs são de marcas que integram o Grupo Volkswagen e utilizam a plataforma modular MLB Evo, destinada a veículos com motor longitudinal.
Bem mais barato que o Lamborghini Urus, que custa cerca de R$ 2,4 milhões e traz motor V8 biturbo de 650 cv e 86,6 kgfm, o Q8 é ligeiramente mais curto, largo e baixo que o Audi Q7. A novidade mede 4,99 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,70 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos - contra, respectivamente, 5,05 m, 1,97 m, 1,74 m e os mesmos 2,99 m entre os eixos. A distância em relação ao solo é de bons 22 cm.
O Q8 leva até cinco passageiros, enquanto o Q7 transporta até sete ocupantes. Em relação ao porta-malas, o do primeiro tem capacidade para 605 litros, ante 890 litros do segundo, na configuração para cinco pessoas.
Quanto à cabine, ela traz acabamento luxuoso que faz lembrar o sedã de luxo A8, incluindo o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e os comandos do ar-condicionado situados em tela tátil de 8,6 polegadas, logo abaixo da central multimídia de 10,1 polegadas.
Também oferece tecnologias avançadas de condução semiautônoma e assistência ao motorista, como alertas de tráfego cruzado e ponto cego, visão noturna, eixo traseiro esterçante, assistente de manutenção de faixa, frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Boa parte desses assistentes é oferecida opcionalmente.
Completo, Q8 chega a R$ 623.390
Alguns dos itens mais interessantes do Audi Q8 são oferecidos como opcionais, incluindo as citadas rodas esterçantes e o head-up display. Confira:
- Pintura metálica (R$ 2,4 mil)
- Pacote tecnológico (R$ 33 mil) - Traz head-up display, eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus, e o sistema Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela.
- Pacote Audi Side Assist (R$ 8 mil) - Agrega os sistemas Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor, ajustando cintos dianteiros e banco e fechando teto solar e vidros), Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de acidente ao realizar manobra traseira, além de acionar os freios, se necessário).
- Suspensão a ar adaptativa (R$ 20 mil)
- Rodas de 22 polegadas (R$ 15 mil)
- Faróis full-LED com luz alta automática (R$ 13 mil)
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*Viagem a convite da Audi
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