Topo

Nissan Kicks: tudo sobre o líder de vendas da marca japonesa no Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/08/2019 07h00

Resumo da notícia

  • SUV compacto só é vendido com motor 1.6 de 114 cv
  • Modelo global foi projetado no Brasil
  • Carro tem três versões de acabamento: S, SV e SL

Desde 2016 o Kicks é a aposta na Nissan para o segmento de SUVs no Brasil. Se por um lado o modelo japonês ainda não conseguiu o tão sonhado primeiro lugar, por outro ele faz bonito nas vendas: o Kicks frequentemente aparece no terceiro lugar dos SUVs compactos mais vendidos.

Um dos diferenciais do Kicks está no preço, abaixo de todos os concorrentes supracitados. Se você aprecia conforto vai gostar do modelo da Nissan. Embora não seja o maior da categoria, ele tem espaço interno satisfatório e bancos bastante acolhedores. O porta-malas é generoso, com 432 litros.

Por outro lado, o motor 1.6 não é dos mais modernos nem está entre os mais potentes. São 114 cv e 15,5 kgfm. sendo que o câmbio CVT também não agradam quem procure agilidade.

Versões especiais

Na metade de 2019 o Kicks ganhou uma versão especial em alusão a UEFA Champions League. Limitada a 800 unidades (600 delas no Brasil e o restante na Argentina), o carro era baseado na versão SV. Com preço inicial de R$ 96.190, ele trazia logotipos alusivos à série especial, kit aerodinâmico e rodas pretas.

De resto, a fabricante investiu apenas em versões especiais para exibições, como o Kicks For Pets (que transformou o porta-malas em um confortável habitáculo para cães e gatos) e o Kicks Surf Concept, equipado com acessórios pensados para surfistas. Não foram trazidas grandes novidades no visual, apenas um sistema de abertura sem chave.

Futuramente o SUV ganhará uma configuração híbrida, juntando um motor a combustão de 79 cv com outro elétrico de 54,4 cv.

Preços:

Preços com motor 1.6: R$ 78.290 (S MT), R$ 85.990 (S CVT), R$ 92.790 (SV CVT), R$ 95.790 (SV Pack Plus), R$ 102.790 (SL CVT), R$ 105.190 (SL Pack Tech).

Equipamentos

+ Nissan Kicks S MT: câmbio manual de 5 marchas, acabamento dos bancos e detalhes das portas em tecido, apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes, direção elétrica com controle de áudio e telefone no volante, sistema de partida a frio, vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema "one touch down" somente para o motorista, maçanetas internas de abertura das portas cromadas, retrovisores externos na cor do veículo, airbags duplos frontais, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem, porta-malas com iluminação interna, aerofólio integrado na cor do veículo, maçanetas externas na cor do veículo, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de aço 16" e pneus 205/60 R16.

+ Nissan Kicks S CVT: acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, câmbio CVT com função Sport e piloto automático.

+ Nissan Kicks SV CVT: acrescenta abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros através de controle remoto, partida do motor e destravamento das portas sem chave, vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema "one touch" e antiesmagamento, travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, central multimídia com tela tátil de sete polegadas, rodas de liga leve de 17", pneus 205/55 R17, câmera de ré, faróis de neblina, sensor de estacionamento

+ Nissan Kicks SV Pack Plus: acrescenta airbags laterais e de cortina, acabamento dos bancos e detalhes das portas em couro.

+ Nissan Kicks SL CVT: acrescenta acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital, painel digital de sete polegadas com 12 funções, tapetes em carpete, manopla de câmbio com revestimento em couro e detalhes cromados, câmera com visão em 360 graus, controle inteligente em curvas, controle inteligente de freio motor, estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control), retrovisores externos na cor preta (em versões com pintura biton).

+ Nissan Kicks SL Pack Tech: acrescenta controle do computador de bordo no volante, alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem, maçanetas externas cromadas e detector de objetos em movimento.

Valores da revisão/garantia

+ 10.000 km ou 12 meses: R$ 389,00
+ 20.000 km ou 24 meses: R$ 549,00
+ 30.000 km ou 36 meses: R$ 439,00
+ 40.000 km ou 48 meses: R$ 579,00
+ 50.000 km ou 60 meses: R$ 439,00
+ 60.000 km ou 72 meses: R$ 549,00

Garantia: 3 anos

Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

+ Kicks S MT: cidade 7,8/11,1; estrada 9,0/13,0

+ Kicks S CVT: cidade 7,7/11,4; estrada 9,4/13,7

+ Kicks SV CVT: cidade 7,7/11,4; estrada 9,4/13,7

+ Kicks SV Pack Plus: cidade 7,7/11,4; estrada 9,4/13,7

+ Kicks SL CVT: cidade 7,7/11,4; estrada 9,4/13,7

+ Kicks SL Pack Tech: cidade 7,7/11,4; estrada 9,4/13,7

Concorrentes

Atualmente, o Nissan Kicks disputa espaço com o líder Jeep Renegade, Hyundai Creta e Honda HR-V. Também estão ao lado do Kicks utilitários menores como Volkswagen T-Cross, Ford Ecosport, Chevrolet Tracker e Citroën C4 Cactus.

Como UOL Carros avaliou

O conforto joga bem a favor no Nissan Kicks. Os bancos "Zero Gravity" fazem a diferença na hora de guiar o carro, com costas e pernas muito bem acomodadas. Há também central multimídia a partir da versão intermediária SV e ar-condicionado (analógico) é eficiente na refrigeração.

O painel de instrumentos é outro item analógico, mas oferece boa leitura das informações. Uma das virtudes do modelo é o amplo porta-malas, com capacidade para 432 litros.

O Kicks fica devendo em desempenho. Seu motor 1.6 flex de 114 cv perde um pouco de fôlego em subidas e retomadas, em parte pelo comportamento do câmbio CVT, que prioriza o conforto. Portanto, é um carro feito para andar de forma tranquila. Os freios também deixam a desejar, por serem a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.

Frente aos rivais mais atualizados, com mais força sendo extraída mesmo de motores menores (como VW T-Cross e Citröen C4 Cactus THP, ambos com motorização turbo), o Kicks poderia se sair melhor.

Fichas técnicas

+ Nissan Kicks 1.6 S MT

Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.6 flex

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (gasolina e etanol)

Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina e etanol)

Câmbio: manual, 5 marchas

Velocidade máxima: 175 km/h

0 a 100 km/h: 12 s

Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura

Porta-malas: 432 litros

Peso: 1.109 kg

+ Nissan Kicks 1.6 S CVT

Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.6 flex

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (gasolina e etanol)

Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina e etanol)

Câmbio: CVT

Velocidade máxima: 175 km/h

0 a 100 km/h: 12s

Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura

Porta-malas: 432 litros

Peso: 1.129 kg

+ Nissan Kicks 1.6 SV CVT/Pack Plus

Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.6 flex

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (gasolina e etanol)

Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina e etanol)

Câmbio: CVT

Velocidade máxima: 175 km/h

0 a 100 km/h: 12 s

Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura

Porta-malas: 432 litros

Peso: 1.132 kg

+ Nissan Kicks 1.6 SL CVT/Tech Pack

Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.6 flex

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (gasolina e etanol)

Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina e etanol)

Câmbio: CVT

Velocidade máxima: 175 km/h

0 a 100 km/h: 12 s

Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura

Porta-malas: 432 litros

Peso: 1.136 kg