Veja como amortecedores são ajustados para rodar nas ruas (esburacadas)
Resumo da notícia
- Componentes passam por processo de "tropicalização" para o país
- Amortecedores também são desenvolvidos exclusivamente para cá
- Lotes iniciais são antes testados em laboratório antes de ir para a pista
Os amortecedores estão entre os componentes que mais sofrem com a precariedade das ruas brasileiras. Afinal de contas, cabem a eles absorvem todos os impactos das vias esburacadas, transmitindo o mínimo possível para os passageiros.
Estes componentes são desenvolvidos para aplicação em todos os mercados do planeta, mas isso não impede de serem adaptados para rodar no Brasil.
"Eles são os mesmos instalados de fábrica no exterior em carros importados, mas projetos globais fabricados no Brasil podem passar por um processo chamado 'tropicalização'. Trata-se de um ajuste na carga para adaptar os amortecedores às condições de rodagem do Brasil", afirma Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da Monroe.
Mas não são só adaptações que as fabricantes realizam para proporcionar melhor conforto aos usuários. Alguns amortecedores são desenvolvidos apenas para o nosso país, especialmente aqueles que equipam projetos feitos para o Brasil.
"Existem, porém, amortecedores exclusivos para o mercado brasileiro, que são desenvolvidos para atender às necessidades de projetos nacionais, até porque o amortecedor é um componente cujo desenvolvimento está diretamente relacionado ao projeto do veículo", revela Caretta.
De acordo com a Monroe, o trabalho é realizado em conjunto com a própria montadora durante o desenvolvimento do projeto.
"Nossos amortecedores são projetados e testados em laboratórios e veículos. No caso de amortecedores para o mercado original, atuamos em parceria com a montadora desde o começo do processo. Após a definição do projeto nós produzimos 'lotes pilotos' que passam por testes para simular diversas condições de uso. Apenas se aprovadas é que as peças passam para a fase seguinte, na qual os amortecedores são instalados no veículo para realização de testes em pista até a validação final".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.