Audi de Tony Stark chega em 2020 igual ao carro do filme "Vingadores"
Resumo da notícia
- E-tron GT foi o carro do Homem de Ferro em "Vingadores: Ultimato"
- Designer diz que versão final será "99,9%" semelhante ao conceito
- Paulista Maurício dos Santos chefiou design interior do e-tron GT
- Santos também é responsável pelo desenho da cabine do novo Q8
Apresentando como conceito no fim de 2018, durante o Salão de Los Angeles (EUA), o Audi e-tron GT foi visto por milhões de pessoas no mundo meses depois, como o carro de Tony Stark no filme "Vingadores: Ultimato". O cupê de quatro portas 100% elétrico chamou a atenção por conta de suas linhas arrojadas e da performance: a marca alemã anunciou 590 cv de potência e aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
O esportivo visto nas telas do cinema com o herói Homem de Ferro ao volante, interpretado por Robert Downey Jr., ainda era um conceito. Porém, a versão de produção, que chega às concessionárias europeias em 2020, será praticamente idêntica no visual e nas especificações.
É o que diz o brasileiro Maurício Monteiro dos Santos, que chefiou o time de design do interior do e-tron GT e também do recém-lançado Q8. Natural de Espírito do Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, o designer de 49 anos conversou com UOL Carros durante passagem pelo Brasil. Ele mora na Alemanha há cerca de 25 anos e, além da Audi, já teve trabalhou na Volkswagen, na Mercedes-Benz e no estúdio Italdesign, fundado por Giorgetto Giugiaro.
"O e-tron GT está pronto e será 99,9% semelhante ao conceito quando for lançado, em 2020. Um protótipo virar carro de produção quase sem mudanças, para mim, é algo inédito e diz muito sobre o time forte de design que temos", afirmou Santos, que hoje ocupa o cargo de coordenador de times e projetos de arquitetura de design de interiores da Audi no país europeu.
De acordo com ele, todo o processo de criação e desenvolvimento do e-tron GT levou cerca de três anos, o que considera um tempo "recorde". "O conceito teve só uma versão e mantivemos a essência do design interno desde o esboço inicial até o produto final. Será um dos carros elétricos mais rápidos do mundo e considero um dos meus maiores projetos".
Além da performance de superesportivo, o GT terá autonomia de mais de 320 km e, dependendo do carregador, poderá atingir 80% da carga das baterias em aproximadamente 20 minutos.
O outro e-tron
Enquanto o carro de Tony Stark não ganha as ruas, com grande possibilidade de ser lançado também no Brasil, outro modelo elétrico da Audi já está com passaporte carimbado para o País. O SUV e-tron, primeiro veículo totalmente eletrificado da marca alemã, está em fase final de homologação no Brasil e tem lançamento confirmado no mercado brasileiro para o primeiro trimestre do ano que vem.
A informação é de Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi no Brasil, que também conversou com a reportagem.
Construído na Bélgica sobre a mesma plataforma do carro visto em "Vingadores", o utilitário esportivo 100% elétrico tem porte pouco maior que o do Audi Q5 e capacidade de rodar até 400 km, aproximadamente, com uma carga completa. Terá como rivais o Mercedes-Benz EQC, que também estreia aqui no ano que vem, e o Jaguar I-Pace, já disponível no País a partir de R$ 437 mil.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.