BMW Vantablack X6: carro mais escuro do mundo será apresentado em Frankfurt
A BMW anunciou que irá apresentar o X6, no Salão de Frankfurt, daqui a duas semanas, em uma nova versão e a novidade é que promete ser o carro mais escuro do mundo.
A cor no carro é a VBX2, variante direta do Vantablack. Ela foi desenvolvida para aplicações tanto científicas quanto arquitetônicas. Assim, esta variante reflete 1% da luz que incide sobre o objeto, permitindo que possamos perceber a forma do carro.
Nanotubos de carbono, cerca de 5 mil vezes mais finos que um cabelo humano, compõem a superfície do SUV de luxo. Isso faz a luz ser quase completamente absorvida pelo veículo, em vez de refletida como normalmente.
"Muitas vezes preferimos conversar sobre silhuetas e proporções do que sobre superfícies e linhas", disse o projetista do novo BMW X6, Hussein al-Attar.
"O revestimento Vantablack VBx2 destaca esses aspectos fundamentais do design automotivo, sem qualquer distração de luz e reflexos."
Fundador da Surrey NanoSystems e inventor do Vantablack, Ben Jensen revelou que havia tido abordagens de montadoras anteriormente para trabalhar com esta cor, mas as rejeitou. Segundo ele, o X6 era o carro ideal para sua primeira utilização no mundo automotivo.
"Eu acho que a cor funcionou muito bem no BMW X6, por causa do tamanho do carro, sua forma distinta e por como é imponente", disse Jensen.
Ele ainda concluiu, dizendo que a cor não deve ser incorporada a nenhum outro veículo em um futuro próximo, devido a seu custo.
"Desenvolver uma pintura Vantablack VBx2, durável o suficiente para uso diário, é um enorme desafio tecnológico."
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.