Topo

Sertões: acompanhamos uma etapa ao lado dos vencedores do "troféu fofura"

Paulo Amaral

Colaboração para o UOL Carros, de Porto Nacional (TO)*

29/08/2019 18h14

Você já conheceu a história dos cachorrinhos Pluto e Mel, que saíram de Luiz Eduardo Magalhães (BA) para acompanhar a equipe Accert Competições no Rally dos Sertões 2019.

A popularidade da duplinha nas cidades pelas quais o comboio da competição passou foi imensa. "Eles ficaram famosos. Em todos os lugares que vamos as pessoas apontam e falam: 'Olha lá os cachorrinhos do UOL"', disse Cristiano Antônio Rocha, piloto da Accert e "papai" dos peludinhos.

O sucesso de Pluto e Mel rendeu um convite à reportagem: acompanhar, a bordo do motorhome da equipe e, claro, ao lado dos cãezinhos, a quarta etapa dos Sertões - e última para a duplinha.

Como o calor está ficando mais forte a cada cidade da planilha traçada pela organização em 2019, Kisy, mulher de Cristiano, resolveu pular a próxima etapa da competição para deixar Pluto e Mel na casa da mãe dela, que mora na Bahia.

Acompanhe como foram as 8 horas e 52 minutos dos 405 quilômetros percorridos entre São Miguel do Araguaia (GO) e Porto Nacional (TO) com a duplinha que conquistou o "troféu fofura" da edição 2019 dos Sertões.

Pluto e Mel no motorhome - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

9h40: Duplinha se prepara para encarar os mais de 400 quilômetros entre São Miguel do Araguaia e Porto Nacional. Calor durante a viagem chegou a alcançar os 36º C.

Pluto e Mel pegando a estrada - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

9h40: Angela, mulher do navegador Anderson, arruma o penteado de Mel no momento da partida. Ela e Kisy, "mamãe" dos peludinhos, dividiram a atenção e o carinho dos dois.

Pluto e Mel e pegando a estrada no Rally dos Sertões - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

10h05: Após rápida parada no posto de gasolina e com 300 litros de diesel no tanque, Eudes Divino, motorista, e Jucélia Santos Moraes, que hoje integra a equipe como cozinheira, mas tem no currículo o posto de primeira mulher a ser motorista de caminhões de abastecimento em ralis no Brasil, colocam o motor home rumo ao Tocantins.

Mel e Pluto caem no sono - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

11h11: A duplinha mais carismática da edição 2019 do Rally dos Sertões aproveita a chegada da "mamãe" Kisy, que estava descansando, para caírem no sono, cada um no seu cantinho.

Boné e balas - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

11h53: Ao passar por um senhor que caminhava sozinho debaixo de um sol escaldante, Jucélia encheu um boné com balinhas e jogou pela janela. Ela carrega um verdadeiro arsenal de doces e brindes para presentear crianças e pessoas da comunidade por onde passa. A cena se repetiu ao menos sete vezes durante o trajeto e comoveu um dos "premiados", que gritou 'obrigado, fia. Vai com Deus', enquanto o motorhome retomava a velocidade.

Uh, tererê - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

12h07: Angela saboreia um refrescante tererê, bebida típica da região do Mato Grosso (similar ao chimarrão, só que gelado), sempre na companhia de Pluto e Mel.

Hora do almoço - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

12h35: Depois de saborearem alguns grãos de ração, a duplinha desce para se aliviar em um dos pontos de passagem do Rally, a cidade de Figueirópolis, já no estado do Tocantins.

Hidratação coletiva - Paulo Amaral/Colaboração o UOL - Paulo Amaral/Colaboração o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração o UOL

16h08: Esposas de Cristiano e Anderson são avisadas que a dupla acabara de completar a prova e iniciava, naquele instante o trajeto de deslocamento. Era apenas questão de tempo até alcançarem o motorhome na estrada. Hora de comemorar com a reidratação coletiva.

Na fila da balsa quase chegando - Paulo Amaral/Colaboração o UOL - Paulo Amaral/Colaboração o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração o UOL

17h15: Caminhões são proibidos de passar pela ponte do rio Tocantins e fila para aguardar a balsa é enorme. Descida para esticar as canelas e retomar o fôlego.

Picape passa pelo motorhome - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

17h40: Picape da Accert chega ao motorhome e, após rápida parada, parte para fechar o trecho de deslocamento e devolver o GPS. Agora é questão de tempo para o reencontro com os peludinhos.

Cristiano encontra os cachorros - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL - Paulo Amaral/Colaboração para o UOL
Imagem: Paulo Amaral/Colaboração para o UOL

18h32: Dirigindo uma picape da equipe de apoio, Cristiano chega à enorme fila e resgata Kisy, Angela, Mel, Pluto. Fim da aventura de 8 horas e 52 minutos.

* O repórter viajou a convite da organização do Rally dos Sertões