VW confirma "mini-SUV" do Polo com lançamento em maio de 2020 no Brasil
Resumo da notícia
- Pela primeira vez, um VW desenvolvido no Brasil será fabricado também na Europa
- SUV compacto com perfil de cupê terá produção em São Bernardo do Campo (SP)
- O New Urban Coupé ficará entre o Polo e o T-Cross
- Na prática, é um mini-SUV derivado do Polo, com a mesma plataforma MQB
A Volkswagen confirmou hoje o investimento de R$ 2,4 bilhões nas fábricas da marca no Estado de São Paulo até 2020 para o desenvolvimento e produção de um SUV inédito, posicionado abaixo do T-Cross. Durante a cerimônia acompanhada por UOL Carros, na sede mundial do grupo VW, em Wolfsburg (Alemanha), a marca também apresentou um primeiro protótipo do modelo.
Obtivemos com exclusividade a data de lançamento do carro no Brasil: maio de 2020. A produção será em São Bernardo do Campo (SP) e também em Pamplona (Espanha). Segundo a Volks, será o primeiro veículo projetado e desenvolvido em território brasileiro com fabricação na Europa. O design é assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone.
Em 2005, o Fox, um projeto brasileiro, foi vendido na Europa, mas apenas em regime de exportação.
Por enquanto, a Volks chama a novidade de New Urban Coupé (veículo cupê urbano, em inglês). Na prática, é uma espécie de "mini-SUV" derivado do hatch médio Polo, com a mesma plataforma modular MQB e com perfil de cupê, exibindo teto mais inclinado na parte traseira - a exemplo do novo Audi Q8 e modelos como BMW X4. Ainda sem nome oficial de venda, o SUV da VW ficará posicionado logo acima do Polo, conforme UOL Carros vem antecipando desde 2017.
O valor do investimento não é novidade e integra um plano já anunciado de R$ 7 bilhões para 20 novos modelos, 13 com produção nacional, até 2020. Fizeram parte deste pacote modelos como Polo e Virtus, em um primeiro aporte de R$ 2 bilhões na fábrica do ABC paulista.
Do Brasil para o mundo
"É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global. É a globalização da tecnologia e do conhecimento desenvolvido no Brasil", afirmou Pablo Di Si, presidente da VW América Latina.
Desde 2016, a Volkswagen iniciou um plano de renovação da marca que, entre outras medidas, concedeu mais autonomia para suas subsidiárias no desenvolvimento de produtos. O objetivo é integrar o conhecimento dos mercado locais e criar veículos capazes de entender novas demandas do consumidor.
João Doria, o governador de São Paulo, esteve no evento na Alemanha e disse que parte do plano de investimentos será enquadrada no IncentivAuto, programa estadual que concede desconto de até 25% no ICMS. Doria não deu detalhes, mas disse que o lançamento vai gerar 1,5 mil empregos, considerando a cadeia produtiva.
"Uma parte fundamental de nossa estratégia é mais regionalização. Demos mais poder de decisão para eles fazerem o seu negócio. A VW Brasil está em um bom caminho, está fazendo um bom trabalho. Entramos com tecnologia da plataforma MQB e o time no Brasil colocou um novo carro nela", disse Ralf Brandstätter, chefe de operação da marca VW.
Multimídia brasileira
Outra novidade é o desenvolvimento de um sistema multimídia digital feito inteiramente pela equipe brasileira da VW, que também será fabricado em outros países.
"O fator numero um de compra no Brasil é design e o segundo é conectividade. O Urban foi desenvolvido nesse sentido", destacou Pablo Di Si.
Com o investimento de R$ 2,4 bilhões, a fábrica de motores de São Carlos (SP) será duplicada e os virabrequins, antes importados da Alemanha, serão feitos na unidade.
A maior parte dos recursos, porém, será mesmo destinada a São Bernardo do Campo (SP), onde o New Urban Coupé começa a ser fabricado no ano que vem e que vai incorporar no conjunto de prensas na estamparia, quadruplicando a capacidade de produção.
Segundo a Volkswagen, parte crucial dos recursos também foi direcionada para o que a marca chama de "digitalização". Isso significa que os processos foram utilizados no desenvolvimento do New Urban Coupé também estarão na produção.
A digitalização do design permitiu a agilizar alterações, após pesquisas com clientes, e também acelerou a produção do primeiro protótipo. A fabricação do novo modelo contará com impressoras 3D, processos automatizados e até inteligência artificial.
Cara a cara com a novidade
UOL Carros participou da apresentação de um protótipo do novo modelo, restrita a um grupo seleto de jornalistas e em elevado clima de suspense. Fotos estavam proibidas. A imagem que acompanha nossa reportagem é um esboço do design do protótipo, divulgado hoje pela VW.
A reportagem acaba de entrar para esse breve contato com o protótipo e atualizará esta reportagem em breve, com nossas impressões.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Volkswagen
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.