SUV-Cupê da VW: o que vimos e já sabemos sobre o carro que virá em 2020
Resumo da notícia
- New Urban Coupé será lançado no Brasil em maio de 2020
- VW mostrou protótipo a jornalistas na sede da marca, na Alemanha
- Montadora proibiu fotos e vetou até celulares na sala onde carro estava
- Projeto é brasileiro e terá produção no Brasil e na Espanha
UOL Carros participou ontem de uma apresentação exclusiva do novo modelo que a Volkswagen fabricará em São Bernardo do Campo (SP). O lançamento no Brasil do inédito SUV compacto com perfil de cupê, derivado do VW Polo, será em maio de 2020.
Oficialmente, a montadora divulgou apenas um esboço do New Urban Coupé - totalmente desenvolvido pela equipe brasileira da Volks e que também será feito em Pamplona, na Espanha, para abastecer o mercado europeu. No entanto, tivemos a chance de conhecer ontem um protótipo sem camuflagem e com o visual definitivo no quartel-general da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha. Ainda se trata de um protótipo porque a produção em série não foi iniciada.
Além disso, é a primeira vez que um modelo da VW criado no Brasil terá produção na Europa.
Filme de espionagem
O primeiro contato visual com o New Urban Coupé teve clima de filme de espionagem, como costuma acontecer nestas ocasiões. Fotos foram proibidas. Celulares, aliás, nem puderam entrar no recinto onde estava o protótipo. Também não foi permitido descrever elementos específicos do desenho. Porém, acreditem: o carro ficou muito bonito.
Sem quebrar o acordo de confidencialidade, podemos revelar que se trata de um SUV-Cupê, mas em tamanho compacto. Ou seja, o carro tem uma posição de guiar mais elevada, mas com o caimento acentuado do teto na traseira e linhas mais esportivas na comparação com o Volkswagen T-Cross, com o qual compartilha a plataforma MQB.
O modelo bem que poderia ser classificado como "crossover", por combinar características de duas categorias de carro diferentes, tendência em alta dentre as marcas premium. Fazem parte dessa turma SUVs como Porsche Cayenne Coupe e BMW X6.
O objetivo do New Urban Coupé (o nome comercial ainda não foi divulgado) é justamente trazer este estilo para uma categoria mais abaixo, em tamanho e preço - o que deve fazer dele um representante único no mercado brasileiro. Dentre as marcas generalistas, o novo Renault Arkana, apresentado recentemente na Europa e cuja fabricação local chegou a ser considerada, é outro exemplo.
Tem identidade própria e é maior que o Polo
O New Urban Coupé chama a atenção com sua frente pronunciada. Elementos da nova identidade visual da VW, vistos nos modelos mais recentes da marca, estão lá, mas de maneira diferenciada e harmônica. Por isso, não há uma similaridade contundente, em termos de design, nem com Polo e nem com T-Cross. Há, inclusive, partes totalmente diferentes... e paramos aqui.
É perceptível que ele é maior em altura e comprimento que o Polo, especialmente no balanço traseiro. A impressão também é que o comprimento seja até maior que o do T-Cross, embora não o deva superar em altura.
Como antecipamos, na linha da marca, o modelo ficará posicionado entre o Polo e o T-Cross. A plataforma é a mesma usada em Polo, Virtus, T-Cross e Golf. A base global é modular e adaptável, o que explica a diferença de tamanho entre esses carros.
No geral, o resultado é imponente e moderno, com potencial de ser bem-sucedido no País.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Volkswagen
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.