Lembra do Toyota C-HR em testes? Era só o novo Corolla "disfarçado"
Resumo da notícia
- SUV compacto foi vetado por custos e virou "mula" do novo Corolla
- Plataforma TNGA é comum nos dois modelos, facilitando a realização dos testes
- Toyota não ficará sem SUV: marca deve anunciar projeto feito para o Brasil
Tudo começou em 2017, quando os primeiros flagrantes começaram a pipocar pela internet.
A Toyota importou duas unidades do C-HR e logo começou a testá-lo pelas ruas brasileiras. O disfarce, que nem era tão pesado assim, pouco escondia as linhas do SUV, e logo começaram as especulações sobre sua chegada ao Brasil.
Antes disso o carro veio "apenas para exibição" no Salão do Automóvel de 2016 e a intenção era realmente vendê-lo no país. UOL Carros chegou a confirmar sua venda por aqui e depois obteve a informação de que ele não viria mais por um problema de custos. Mesmo com o projeto engavetado, a marca seguiu fazendo testes com o modelo. E a Toyota seguiu negando o lançamento do C-HR no país.
Te enganei
O que se transformou em problema virou solução. De forte candidato a vir para o Brasil, o C-HR virou "mula" de testes do novo Corolla no país, como confirmou uma fonte da montadora a UOL Carros.
A estratégia é comumente empregada pelas fabricantes que precisam testar novos projetos sem despertar a curiosidade alheia. Daí constroem plataforma do carro em testes sob a carroceria de outro modelo para não chamar atenção.
Alguns casos demandam verdadeiras gambiarras, como alongar ou encurtar a distância entre eixos ou as bitolas do veículo. Neste caso, porém, praticamente não foi necessário realizar alterações, uma vez que o novo Corolla é feito sobre a mesma plataforma TNGA do C-HR. Além do SUV, a marca também utilizou unidades do novo Corolla hatch para realizar testes.
Mas a "morte" do C-HR significa que não haverá um SUV compacto da Toyota no Brasil? A resposta é não: a fabricante deve anunciar em breve um investimento para produzir um modelo inédito no mercado nacional, com características pensadas exclusivamente para nosso país - algo que não acontecia com o C-HR, projetado de olho nos europeus.
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