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Polo e Virtus GTS ganham "pré-estreia" com motor turbo e chegam em 2020

Volkswagen Polo GTS - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Polo GTS Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 14h43

Resumo da notícia

  • Volkswagen Polo e Virtus GTS disponibilizados à imprensa ainda são protótipos
  • Carros usam mesma motorização 1.4 TSI de modelos como o Jetta, com 150 cv
  • UOL Carros andou e constatou que o Polo GTS tem conjunto bastante acertado
  • Polo e Virtus GTS devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2020

A Volkswagen fez hoje (26) uma pré-apresentação de Polo e Virtus GTS.

Os esportivos foram duas das atrações principais do Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu em novembro de 2018.

Os veículos disponibilizados à imprensa, porém, ainda são protótipos. Ou seja, alguns detalhes do projeto ainda podem mudar até o lançamento oficial, que deve acontecer em 2020.

A dupla utiliza a mesma motorização 1.4 TSI de modelos como o Jetta, que entrega 150 cv. Cambio também é o mesmo automático de seis marchas.

VW Virtus - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Como anda?

UOL Carros fez um breve test drive dentro de um autódromo no interior paulista e constatou que o Polo GTS tem um conjunto bastante acertado.

Motor e câmbio não foram modificados para o esportivo, replicando o ajuste de modelos como Golf e T-Cross. Suspensão (que nos pareceu um pouco alta demais) não foi rebaixada, e traz o mesmo ajuste do Polo Highline. A barra estabilizadora é 1 mm maior e a suspensão traseira ganhou novo ajuste.

O GTS é um carro bastante equilibrado, sem ser demasiadamente duro como o Renault Sandero R.S. e nem muito mole como acontece com os modelos esportivados que existem aos montes por aí. O seletor de modos de condução oferece configuração Sport, que deixa o volante mais pesado e deixa o ronco do motor mais grave.

Da ponteira dupla de escapamento sai um ronco encorpado. Porém, o som é emulado, assim como no Jetta GLI. Quem está do lado de fora não escuta a mesma coisa de quem está dentro do carro.

"O ajuste do som do escapamento foi feito por nós no Brasil. Levamos para a matriz aquilo que achávamos ideal e realizamos os ajustes aos poucos até chegar ao produto final", afirmou José Loureiro, gerente executivo de engenharia da VW.

Cara de mau

As alterações visuais deixaram o Polo GTS com cara de bravo. Faróis têm frisos vermelhos como os do Polo GTI europeu. As rodas de 17 polegadas (que devem mudar na versão final) usam pneus 205/50 de perfil um pouco alto para um esportivo.

Por dentro, o carro tem bancos dianteiros inteiriços do tipo concha e vários detalhes vermelhos pela cabine. Molduras das saídas de ar-condicionado e costuras no volante e na coifa da alavanca de câmbio adotam esta cor.

Polo e Virtus GTS devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2020. Considerando a tabela de preços atual da linha Polo, o esportivo deve custar entre R$ 90 mil e R$ 95 mil.