Cupê urbano, rival do Compass, mini T-Cross: conheça os próximos SUVs da VW
Resumo da notícia
- Volkswagen lança em maio de 2020 SUV com perfil de cupê abaixo do T-Cross
- Tarek também chega no ano que vem para rivalizar com o Jeep Compass
- Marca prepara, ainda, utilitário esportivo compacto baseado no Polo
- Picape Tarok vai concorrer com Fiat Toro e estreia deve ficar para 2021
A Volkswagen anunciou no fim de 2017 investimento de R$ 7 bilhões para lançar 20 modelos no Brasil até 2020, incluindo cinco SUVs.
Dois desses utilitários esportivos já chegaram às concessionárias: o Tiguan Allspace, que estreou em maio de 2018, importado do México; e o T-Cross, fabricado em São José dos Pinhais (PR), cujas vendas oficiais tiveram início em abril deste ano.
Desvendamos os três SUVs que restam, com base em dados oficiais da própria montadora e também levando em conta informações de fontes familiarizadas com o assunto.
New Urban Coupé
Em agosto passado, UOL Carros teve a oportunidade de conferir ao vivo um protótipo do VW New Urban Coupé em Wolfsburg, na Alemanha, sede da empresa. A Volkswagen não permitiu descrever detalhes do design, mas informa que o modelo chega ao mercado brasileiro em maio de 2020, com produção em São Bernardo do Campo (SP) sobre a mesma plataforma MQB A0 utilizada no Polo, no Virtus e no T-Cross.
Primeiro projeto brasileiro da Volkswagen que será também fabricado e vendido na Europa, o New Urban Coupé virá posicionado logo abaixo do T-Cross. Terá perfil de cupê, exibindo traseira mais inclinada, e irá compartilhar base mecânica, incluindo o motor 1.0 TSI de 128 cv e a transmissão automática de seis marchas e tração sempre dianteira. Ainda não sabemos se vai contar também com o 1.4 TSI de 150 cv.
A Volks por ora faz mistério sobre a distância entre-eixos, que pode ser de 2,65 m, como no T-Cross e no Virtus, ou de 2,56 m, a mesma do Polo. Aqui, o SUV-cupê poderá se chamar T-Sport, nome que a companhia registrou recentemente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O desenvolvimento e o lançamento do New Urban Coupé terão investimento de R$ 2,4 bilhões, que fazem parte do pacote de R$ 7 bilhões previamente anunciado.
Tarek
Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, já confirmou que o Tarek terá produção em General Pacheco, na Argentina, também sobre uma variação da base modular MQB.
Confirmamos que o lançamento no Brasil será no segundo semestre de 2020 e o novo SUV virá posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace. Terá porte e preço para concorrer com o Jeep Compass.
Em abril passado, o SUV apareceu pela primeira vez no Salão de Xangai, na China, onde traz nome diferente: Tharu. Aqui, por ser maior, deverá ser abrir mão do motor 1.0 turbo para ser comercializado exclusivamente com a unidade 1.4 TSI, gerenciada pelo câmbio automático de seis velocidades e trazendo tração só dianteira.
Na China, tem o mesmo entre-eixos do Jetta (2,69 m), o que faria todo o sentido aqui como intermediário entre T-Cross (2,65 m) e Tiguan Allspace (2,79 m).
Mini T-Cross
Em fevereiro passado, UOL Carros antecipou que a VW fechou acordo com o sindicato local para a produção na fábrica de Taubaté (SP) de um utilitário esportivo inédito e compacto, com base MQB e, muito provavelmente, mesma distância entre-eixos do Polo.
Será mais que uma versão aventureira do hatch compacto, trazendo peças de estamparia exclusivas e carroceria mais alta.
Quando for lançado no ano que vem, estará mais para crossover, veículo com características de diferentes carrocerias, mas se encaixará perfeitamente como o "baby SUV" da Volks, posicionado abaixo do New Urban Coupé.
Poderá ter aparência parecida com a do Taigun, protótipo de utilitário pequeno já descartado, por trazer a mesma base NSF do VW Up, que deve ser descontinuada.
Virá com o propulsor 1.0 TSI de Polo e Virtus, com possibilidade de também ser oferecido com as unidades 1.6 e 1.0 aspiradas que hoje equipam as versões mais simples do hatch e do sedã compactos.
Será o sucessor natural do finado CrossFox e do próprio Fox, que hoje mantém o visual aventureiro na versão Xtreme. Além disso, o T-Cross em miniatura pode ser o segundo SUV desenvolvido no Brasil a se tornar carro global, a exemplo do New Urban Coupé. Lançamento previsto para 2020.
Rival da Toro vem aí
A montadora não faz segredo que vai lançar, entre 2020 e 2021, uma picape de porte entre compacto e médio para rivalizar com a campeã de vendas Fiat Toro. Tanto que exibiu um protótipo da VW Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim do ano passado.
Construída sobre a base MQB, mede 2,99 m de distância entre-eixos, mesma medida da Toro, 4,91 m de comprimento e 1,83 m de largura.
A caçamba mede 1,20 m de extensão. No conceito, esse espaço é expandido para acomodar objetos maiores por meio de um sistema com portinhola de acesso à cabine e de rebatimento do banco traseiro. A capacidade de carga será de 1.030 kg, similar à das versões turbodiesel da Toro.
Deverá, inclusive, trazer opção de motorização a diesel, que deverá ser emprestada da irmã maior Amarok.
A Volkswagen ainda não confirma onde a Tarok será fabricada. A lógica aponta para General Pacheco, na Argentina, onde seria montada juntamente com o Tarek.
Novo Touareg e Atlas Cross Sport
Para completar a família, falta um SUV de porte grande. A terceira geração do Touareg pode cumprir esse papel, mas viria bastante cara da Europa - e, se vier, a oferta será mediante encomenda. Outro candidato é o Atlas Cross Sport, construído sobre base MQB e com estilo de cupê. Seria importado do México.
O SUV grande apareceu como protótipo no Salão de Nova York no ano passado, trazendo propulsão híbrida, combinando motor 3.6 V6 de 280 cv e 36,8 kgfm com dois elétricos - o dianteiro tem 55 cv e 22,4 kgfm e o traseiro possui 115 cv e 27,5 kgfm.
A potência combinada é de 360 cv e 68,3 kgfm de torque máximo. Uma bateria de íons de lítio de 18 kWh instalada debaixo do túnel central permite rodar 42 quilômetros no modo 100% elétrico.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.