Nissan e UFSC estudam como estocar energia solar em baterias usadas do Leaf
Resumo da notícia
- Estudo visa encontrar solução para armazenar energia solar nas baterias
- Fabricante já cedeu 9 conjuntos de baterias para pesquisas da universidade
- Tecnologia poderia fornecer luz a regiões sem rede elétrica
A Nissan está realizando um experimento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para reaproveitar baterias usadas do Leaf.
Os componentes de segunda vida serão estudados pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da instituição, que tentará descobrir como utilizá-las para armazenar energia captada por painéis solares.
O objetivo é alimentar postes de luz apenas por energia solar, que seriam estocadas nas baterias dos veículos.
Segundo a Nissan, cinco postes de luz com esta tecnologia - dotados de painéis solares em cima e baterias do Nissan Leaf na base - já começaram a ser utilizados para iluminar o pátio do laboratório do centro de pesquisas da UFSC.
Abastecimento de casas e mais
O estudo propõe que esta tecnologia pode ser utilizada para iluminar regiões onde não há rede elétrica. A montadora diz que o sistema já foi utilizado para iluminar seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e em outros eventos.
"Estes postes funcionam de maneira 100% independente do sistema de energia elétrica principal, não necessitando de cabos ou tomadas, sendo totalmente alimentados pela energia do sol", disse o professor Ricardo Rüther, que coordena o Laboratório de Fotovoltaica da UFSC.
"O estudo reforça as diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida e une três pilares de nossas pesquisas, que são a mobilidade elétrica, a energia solar e o armazenamento de energia".
A Nissan cedeu três novos conjuntos de baterias da primeira geração do Leaf, que se somam aos outros seis concedidos anteriormente. Cada um deles possui 48 baterias.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.