Testamos: nova Sprinter "parece automóvel" e até alerta sobre cansaço
"A sensação que vocês terão ao fazer o test drive é a mesma de estar em um verdadeiro automóvel". A promessa feita por Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, durante a apresentação da nova família da Sprinter, em evento realizado em Curitiba (PR), tornou-se realidade no teste realizado pela reportagem do UOL Carros.
Em um percurso de aproximadamente 15 km entre o Expotrade Center e o Parque das Águas, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, foi possível constatar exatamente a sensação prometida pelo executivo.
A reportagem testou duas versões da Sprinter - a van de passageiros, mais parecida com um automóvel tradicional (essa em circuito interno do complexo), e a Chassi, desenvolvida para o carregamento de cargas e que, portanto, pendia mais para o lado utilitário do veículo.
Apesar de não estarem equipadas com o pacote High Tech e, consequentemente, sem o multimídia MBUX com tela touch screen e emparelhamento de celular, já foi possível detectar o avanço no conforto e na dirigibilidade.
Enquanto a versão Van é mais ágil e mais "esperta" nas saídas e manobras rápidas, a Chassi mostrou que exigirá um pouco mais de atenção e habilidade dos motoristas, principalmente para os que não estiverem acostumados a dirigir veículos desse porte.
A direção elétrica, que sai de série em todas as versões e é exclusividade da marca no segmento, realmente transforma a missão de conduzir um veículo consideravelmente maior e mais pesado do que os automóveis tradicionais em uma tarefa agradável e prazerosa.
Testes de segurança
A reportagem também testemunhou de perto a eficiência de alguns itens do sistema de segurança da nova geração da Sprinter. Ao lado dos pilotos de teste da marca, comprovamos que o ABA - Active Break Assist - é de extrema utilidade, principalmente para os desatentos.
O veículo foi testado em duas situações diferentes. Na primeira, aproximou-se rapidamente de uma outra van que estava em menor velocidade, mas, logo na sequência, acelerou. Nesse caso, o ABA agiu freando a Sprinter de forma gradativa, acionando primeiramente um sinal luminoso no painel e, na sequência, emitindo um som.
A segunda situação foi mais "tensa", com a Van acelerando em direção a um carro parado. Nesse caso, as ações (sinal luminoso e sonoro) agiram quase que instantaneamente em paralelo com a frenagem total do veículo e impedindo a colisão.
No caso de um pedestre ou um animal (maior do que 80 cm) cruzar à frente do veículo, o sistema só funcionará se o carro estiver em uma velocidade de até 60 km/h. Segundo a marca, isso foi projetado porque tais situações ocorrem principalmente em trechos urbanos, nos quais o limite de velocidade dificilmente excede o programado.
Os modelos também vêm equipados com Assistente de Vento Lateral, que é ativado a partir de 80 km/h e reduz o efeito dos ventos mantendo a trajetória do veículo, assistente de fadiga, que identifica se o condutor está há muito tempos sem realizar nenhuma ação ao volante (mudar de faixa, dar seta e até mudar a estação do rádio) e "aconselha" o motorista a dar uma paradinha para o café, assistente de subida em rampa e controle de estabilidade com quatro novas funções.
Além de suas 9 já conhecidas, o ESP recebeu: MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamenete com os demais itens do ESP visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.
O programa ainda integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio .
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