Novo conceito da Toyota tem inteligência artificial e fala com o motorista
Atualizando o Concept-i, lançado em 2017, a Toyota chegou a seu mais novo e evoluído carro-conceito. O LQ Concept - que possui o mesmo design do Concept-i - fará sua estreia frente ao público daqui duas semanas no Salão de Tóquio e tem como maior atrativo seu agente de inteligência artificial, chamado de "Yui".
Basta estar segurando o volante para interagir por meio da voz com o sistema. A inteligência artificial poderá abordar os ocupantes do carro durante uma viagem, e indica isso mudando as cores do piso do carro na área do ocupante em questão.
O carro possui nível 4 de automação (alta automação, quando o veículo se conduz sem interferência humana), e diz para o motorista também por meio de cores se está operando no manual ou no sistema automatizado. Outra função inteligente do carro é o estacionamento automatizado, que elimina a obrigação de procurar uma vaga. Com este sistema, o carro procura uma vaga sozinho após os ocupantes desembarcarem. Depois, é possível chamar o veículo para que ele venha até os ocupantes mais uma vez.
Também há display de instrumentos integrado ao para-brisa, evitando que o motorista tire seus olhos da estrada. Além disso, para ajudar o motorista a ficar acordado ou relaxado, há um sistema nos bancos com várias bexigas de ar acopladas e ar-condicionado.
Ainda há purificação de ar, que decompõe o ozônio em oxigênio pelo ventilador do radiador. Enquanto anda, o LQ pode decompor 60% do ozônio contido em 1.000 litros de ar em uma hora.
A autonomia da bateria do carro é de 300 km. Seu test drive está marcado para ocorrer entre os meses de junho e setembro de 2020.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.