Volvo XC40 é primeiro carro elétrico da marca, que chega ao Brasil em 2021
Resumo da notícia
- Autonomia do SUV é de até 400 quilômetros, segundo marca
- Motor elétrico tem 413 cv e 67 kgfm de torque
- Versão híbrida do XC40 também vem para cá, com estreia marcada para 2020
A Volvo entrou hoje no mercado de carros 100% elétricos com o XC40. A fabricante sueca, que já oferece versões híbridas para todos os modelos de seu catálogo, apresentou o seu primeiro veículo movido apenas com motor elétrico carregado por uma bateria de íons de lítio.
O SUV elétrico se chama XC40 Recharge. Segundo a Volvo, a palavra em inglês para "recarregar" será aproveitada em outros modelos híbridos ou elétricos da fabricante.
"Construímos uma marca de segurança, queremos construir agora uma marca de sustentabilidade", afirmou Håkan Samuelsson, presidente mundial da Volvo.
O modelo utiliza a mesma plataforma do novo XC40 que já foi apresentado com sistemas a combustão e híbrido. Fabricado na Bélgica, o SUV elétrico começa a ser vendido na Europa e nos EUA a partir do ano que vem. A versão híbrida já é oferecida nestes mercados.
No Brasil, o XC40 Recharge chega apenas em 2021, sendo que o híbrido vem antes, no inicio do ano que vem.
Desempenho de esportivo
O motor elétrico do XC40 Recharge entregará 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o XC40 elétrico faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
A Volvo promete uma recarga de 80% da bateria em 40 minutos, nas estações de alta tensão. A autonomia é de até 400 km.
No XC40 elétrico, a grade dianteira é fechada por conta da menor necessidade de refrigeração, resultando em uma melhora no arrasto aerodinâmico. No lugar normalmente destinado ao motor fica um porta-malas de 31 litros adicionais na dianteira.
A plataforma, em comparação com as versões a combustão e híbrida, recebeu reforços estruturais visando a segurança, em função do peso adicional da bateria e da entrada de outro componentes do sistema elétrico de propulsão.
No mais, o visual é bastante semelhante à versão movida a combustão.
Multimídia em parceria com Google
Ao lado da propulsão elétrica, o multimídia do XC40 Recharge é outra grande novidade que deve chegar a outros modelos da linha da Volvo. O novo multimídia (que traz tela tátil horizontal com 9 polegadas) é o primeiro a ser desenvolvido por um fabricante de carro em conjunto com a Google, na base do Android. A Volvo promete um alto nível de personalização e usabilidade intuitiva.
Com isso, aplicativos como Google Assistant, Google Maps e Google Play Store estarão embutidos no sistema multimídia e haverá integração total com o Android Auto e os perfis dos clientes, adotadas nos seus celulares e computadores.
A integração permitirá também usar as funcionalidades do assistente de voz do Google para executar uma série de tarefas dentro do carro e acionar controles do veículo, assim como as atualizações em tempo real de informações de aplicativos como o Maps estarão disponíveis.
A parceria possibilitará ainda atualizações automáticas de software e do sistema operacional do veículo via internet.
Além da nova central multimídia, o XC40 Recharge tem ainda um painel digital com tela de 12 polegadas, que pode exibir até o mapa do navegador GPS.
O grupo Volvo possui a Polestar, uma marca apenas de elétricos, que conta hoje com dois modelos, um sedã e o SUV (Polestar 1 e Polestar 2). Contudo, o XC40 elétrico é o primeiro elétrico da marca.
Marca que zerar emissões até 2040
Com o lançamento do XC40 elétrico e a confirmação da eletrificação para os demais modelos da marca com a adoção do sobronome Recharge, a Volvo também anunciou metas de redução de emissões de CO2.
Até 2025, a marca planeja uma redução de 25% em seus processos de fabricação e outros 25% nas atividades de seus fornecedores. Nas emissões dos veículos, a meta é baixar 50% no total do portifólio. Isso reduziria a pegada de carbono de cada carro da marca em 40%, na comparação com 2018. Para 2040, a Volvo ambicona ter uma operação 100% livre de carbono.
"Nós reconhecemos que precisamos fazer mais e não podemos fazer sozinhos. Atuamos em fatores que nós controlamos e estamos usando nossa influencia para atuar nos fatores que não controlamos. Estamos em contato com governos e companhias de energia e temos total apoio de nossos fornecedores. Eles reconhecem que os consumidores estão preocupados com o ambiente e que isso pode comprometer o seu negócio", explica Stuart Templar, diretor de sustentabilidadeda Volvo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.