Conceito da Daihatsu vai dar origem a novo SUV da Toyota no Brasil; conheça
Resumo da notícia
- SUV tem motor 1.0 de 98 cv e câmbio CVT
- Revista "Autocar" diz que modelo da Toyota vai se chamar Rise
- Rocky será lançado no Japão em meados de 2020
Ainda não foi desta vez que a Toyota revelou pelo menos um esboço de seu novo SUV compacto que será vendido no Brasil em 2021. Porém, quem visitar o Salão de Tóquio poderá ter um "tira-gosto" do que está por vir no estande da Daihatsu.
Lá está um simpático utilitário esportivo compacto cujo nome nem foi revelado ainda - embora fontes ligadas à empresa garantam que ele foi exibido aos concessionários com o nome "Rocky". Já a revista "Autocar" afirma que o carro será vendido em outros mercados como Toyota Rise.
Sinal verde
Conversamos com um porta-voz da Daihatsu (marca pertencente ao grupo Toyota) e, além de bastante simpático, ele nos trouxe informações valiosas.
O pequeno SUV será lançado no Japão já em 2020 e tem "muitos elementos" do conceito revelado nesta edição do Salão de Tóquio. A base foi o DN Trec, estudo apresentado na mesma feira dois anos atrás e que ganhou os holofotes no Brasil justamente pela possibilidade de ser o tal SUV anunciado pela Toyota para nosso país.
Perguntado se o Rocky poderia dar origem a um novo modelo da Toyota, o porta-voz da Daihatsu sorriu e desconversou, mas também não descartou a ideia. "Esperamos que sim", disse, aos risos.
Base de Corolla
A base do novo SUV é a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA aplicada em vários modelos da Toyota vendidos no Brasil, como o Prius e os novos RAV4 e Corolla - todos equipados com a tecnologia híbrida, algo que também deve acontecer com o futuro lançamento da empresa.
O design vai mudar para se adequar à identidade visual da Toyota. E isso é bom, até porque o "suvinho" da Daihatsu tem linhas um pouco genéricas que chegam a lembrar alguns SUVs compactos de outras marcas, como o Hyundai Creta.
O interior tem acabamento de boa qualidade e visual agradável. Há espaço suficiente para quatro passageiros mais bagagem.
Projeto exclusivo para o Brasil
Quando descartou a venda do C-HR no Brasil, a Toyota abriu margem para o lançamento de um SUV feito para nosso país.
E alguns atributos do Rocky realmente precisariam ser modificados para atender as necessidades e exigências do mercado brasileiro. Uma delas é o motor 1.0 turbo de 12 válvulas e três cilindros, que no Japão rende 98 cv e 14,3 kgfm entre 2.400 rpm e 4.000 rpm. Uma unidade mais potente seria bem-vinda em nosso mercado.
Outro ponto que pode mudar é o tamanho do SUV. São 3,99 metros de comprimento, 1,69 metro de altura, 1,62 metro de largura e 2,52 metros de distância entre eixos. Se ele está longe de ser grande, pelo menos (bem) leve ele é: o Rocky pesa apenas 980 quilos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.