Volkswagen apresenta a 8ª geração do Golf, conectada e híbrida; saiba tudo
Resumo da notícia
- Novo Golf estreia na Alemanha em dezembro
- Carro traz tecnologia que "conversa" com veículos e sinais de trânsito
- Hatch terá ao todo cinco versões híbridas para poupar combustível
- Ainda não há informação sobre estreia no Brasil
- Nova geração deverá vir importada para cá
A Volkswagen apresentou na tarde de hoje em Wolfsburg (Alemanha) a oitava geração do Golf, icônico carro da marca lançado originalmente há 45 anos. O hatch médio, que já teve mais de 35 milhões de unidades vendidas no mundo, chega às concessionárias alemãs e austríacas no início de dezembro, trazendo novo visual e foco na conectividade e na eletrificação.
Ainda não há informações sobre a estreia no mercado brasileiro, onde deverá ser comercializado via importação.
A produção local do Golf 7 em São José dos Pinhais (PR) será encerrada este ano e não há indícios de que a nova geração será produzida localmente.
Horas antes do lançamento, imagens oficiais do carro já circulavam na internet, conforme UOL Carros noticiou.
Muito do perfil tradicional do modelo foi mantido. A frente concentra mais mudanças. Os faróis são novos, mais afilados e totalmente de LED, com um filete na parte superior que se estende, invadindo parte das laterais do carro, na região dos para-lamas. Também há um filete de LEDs que atravessa toda a grade dianteira.
As colunas traseiras continuam largas - uma "marca registrada" do modelo desde a primeira geração, lançada em 1974 com a missão de substituir o Fusca como carro para as massas. Por outro lado, os vincos na linha de cintura estão mais marcados. Na traseira, o novo desenho das lanternas, de contornos irregulares e também com LEDs, lembra o conjunto utilizado no VW Tiguan Allspace.
O Golf 8 também adota o novo logotipo da Volkswagen e, na parte traseira, um emblema traz o nome do hatch, centralizado.
Cabine totalmente reformulada
Porém, é na parte de dentro que o novo Golf recebeu mais novidades. A cabine é completamente nova, trazendo quadro de instrumentos digital mais integrado ao sistema multimídia, em um conjunto horizontal. As saídas do ar-condicionado são elegantes e colocadas de forma harmônica no painel, lembrando as do Volkswagen Passat.
O multimídia é semelhante ao adotado em VW Polo e Virtus e foram instalados botões para funções principais logo abaixo, no painel.
Já a alavanca do câmbio é idêntica à do novo Porsche 911, em formato de joystick e sem conexão física com a caixa de transmissão. A marca de esportivos faz parte do Grupo Volkswagen. Também é possível personalizar a cabine com diferentes opções de luzes.
Segurança reforçada
De acordo com a fabricante, opcionalmente será oferecido um "head-up display", equipamento que exibe no para-brisa informações importantes como velocidade e navegação GPS.
Executivos da marca confirmaram também que vários comandos poderão ser feitos por meio de gestos, como abrir o teto solar, e mais importante: da mesma forma que o elétrico I.D.3, apresentado em setembro no Salão de Frankfurt, o novo Golf estará permanentemente conectado à internet, abrindo espaço para uma série de serviços e aplicações. É como um smartphone.
Além do acesso à internet, o Golf 8 também se conecta a outros veículos e também à infraestrutura de tráfego, como sinais de trânsito, por meio da tecnologia Car2X. A fabricante afirma que, com o recurso, é possível receber alertas e informações de carros com o mesmo sistema a uma distância de até 800 metros.
Esse equipamento será padrão em todas as versões, que também vão trazer assistente de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência.
Híbrido leve
Com o Golf 8, a Volkswagen diz que inicia uma "ofensiva híbrida". Serão oferecidas nada menos que cinco versões híbridas, três das quais trazendo pela primeira vez no Golf a tecnologia híbrida leve de 48V - motor de arranque, alternador e gerador são reunidos em um só componente, que também funciona como um pequeno motor elétrico para movimentar o carro a baixas velocidades com eletricidade para poupar combustível em até 10%.
A solução está presente nos lançamentos recentes da Audi, a marca de luxo do Grupo Volkswagen.
Segundo a VW, essas versões hibridas, chamadas de eTSI, utilizam motor turbo a gasolina e rendem potências de 110 cv, 130 cv e 150 cv.
O Golf 8 também conta com duas versões híbridas plug-in, cujas novas baterias de íons de lítio com capacidade de 13kWh são recarregadas na tomada. Uma delas rende 204 cv enquanto o novo Golf GTE, configuração mais esportiva, entrega 245 cv de potência. Ambas são capazes de rodar no modo 100% elétrico por aproximadamente 60 km, informa a Volkswagen.
No mercado europeu, o novo Golf também estará disponível com opções de motor a diesel e a GNV. As motorizações a diesel geram 115 cv ou 150 cv e, afirma a VW, tiveram redução nas emissões de óxidos de nitrogênio de até 80%, enquanto o consumo caiu até 17%. As melhorias nesses motores são uma resposta ao escândalo do dieselgate, no qual a Volks foi punida com pesadas multas por burlar testes de emissões de poluentes.
De acordo com a agência de notícias "AFP", a nova geração do hatch demandou investimento de quase 2 bilhões de euros (cerca de R$ 8,9 bilhões na conversão direta) para ganhar as ruas. Além disso, o desenvolvimento do software foi mais complexo do que o esperado. Por conta disso, a montadora teve de desistir de instalar várias funções eletrônicas inicialmente previstas para respeitar o prazo de lançamento.
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