Porsche Cayenne adere à moda dos SUVs-cupê no Brasil com motores V6 e V8
Em um mundo em que SUV dita regra e SUV-cupê virou modinha, especialmente dentre as marcas de luxo, a Porsche não poderia ficar atrás. A marca alemã apresenta em Gramado, na Serra Gaúcha, a nova derivação de seu maior utilitário esportivo. O Cayenne Coupé chega ao mercado em duas versões com o indefectível caimento acentuado da terceira coluna.
Os preços ainda serão anunciados pela fabricante alemã.
Essa é a base da receita adotada por outros fabricantes premium e esportivos. Isso aí, o Cayenne Coupé vai atrás do que os rivais - BMW X6, Audi Q8 e Mercedes-Benz GLE Coupé - fazem há algum tempo. Para tal, o modelo da Porsche adota um ar bem mais dinâmico do que o SUV "original".
Essa proposta começa por aquele caimento da coluna C mais acentuado, e 2 cm mais baixo que o do irmão - o que explica as reentrâncias no teto dentro da cabine para os dois passageiros do banco de trás. Servem para minimizar qualquer efeito claustrofóbico dentro do SUV.
Inspiração no 911
Mas o desenho mais arrojado também passa pelo para-brisa mais inclinado. Visto de perfil, fica clara a inspiração do modelo no Porsche 911. Além disso, no porte, a variante cupê tem aparência mais parruda. Isso porque esse Cayenne é 1,8 cm mais largo do que o restante da linha.
Dando uma volta pelo carro, outras diferenças saltam aos olhos. A placa traseira foi deslocada da tampa do porta-malas para o para-choque, deixando o desenho mais limpo. Chama a atenção o aerofólio entre o vidro e as lanternas, que está longe de ser cenográfico: a peça se abre automaticamente a partir de 90 km/h, junto com o outro spoiler posicionado no teto — que já existe no Cayenne "civil".
As rodas com aros de 22 polegadas são exclusivas do SUV-cupê. Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos configurável. O amplo teto panorâmico do irmão mais velho foi mantido nessa configuração.
O Cayenne Coupé mais barato - os preços só serão revelados amanhã, às 20h - no Brasil usa motor 3.0 V6 turbo, capaz de render 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Com o pacote Sport Chrono, faz o zero a 100 km/h em 6 segundos. Já a versão Turbo é equipada com um "vê-oitão" 4.0 biturbo de estratosféricos 550 cv e 78,5 kgfm.
Neste utilitário mais nervoso, o zero a 100 km/h é prometido em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 285 km/h. O câmbio é o automático de oito velocidades para ambas as configurações.
O desenho empresta outra proposta, mas compromete o porta-malas. Só que o impacto é até irrisório. O Cayenne Coupé oferece 625 litros - 600 na Turbo - de espaço para bagagens. Bons números, apesar de o SUV "normal" levar 770 litros.
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*Viagem a convite da Porsche
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