Chevrolet Cobalt não terá sucessor; novas Montana e Spin estão confirmadas
Resumo da notícia
- Maior e mais espaçoso, Onix Plus ocupou espaço do Cobalt
- Sedã foi lançado em 2011 e reestilizado quatro anos depois
- Novas Montana e Spin serão feitas sobre mesma plataforma de Onix
O lançamento do Onix Plus tem tudo para elevar a Chevrolet a um novo patamar nos sedãs compactos. Maior, mais espaçoso e mais sofisticado do que o Prisma, o modelo estreou com boas credenciais para ameaçar o Volkswagen Virtus.
Só que a chegada do Onix Plus determinou o fim da linha para outro sedã da GM: o Cobalt.
Fontes do mercado afirmaram a UOL Carros que o lançamento acabou ocupando o espaço do veterano sedã. Isso porque o Onix Plus ficou bem maior do que o antigo Prisma: só no comprimento ele cresceu 20 centímetros.
Cobalt: saída a francesa
Já o Cobalt foi lançado em 2011 e nunca foi unanimidade por conta do design controverso. As linhas meio desproporcionais geraram muitas críticas desde sua estreia, mas uma boa parcela dos clientes (especialmente frotistas e taxistas) rapidamente valorizaram outras virtudes do projeto, como o amplo espaço interno.
A cabine era de fato bastante generosa com os passageiros, inclusive no banco de trás. E o que dizer então do porta-malas de 563 litros? Até hoje é difícil achar um sedã (seja ele compacto, médio ou grande) com tanto espaço para bagagens.
A reestlização feita em 2015 "corrigiu" alguns erros de design e deixou o sedã com um visual mais harmonioso. A frente ganhou faróis mais horizontais e a traseira trouxe lanternas mais elaboradas que invadem a tampa do porta-malas. Por dentro, o sedã trouxe a segunda geração da central multimídia MyLink. Mas nem estas mudanças foram suficientes para alavancar suas vendas.
Atualmente, o Cobalt é vendido apenas na versão LTZ por R$ 69.990 com câmbio manual e R$ 76.990 se equipado com transmissão automática. O motor é o velho 1.8 SPE/4 de até 111 cv.
Gêmeos
Assim, o projeto que anteriormente era conhecido como "Projeto Triplex" (por englobar os projetos dos novos Cobalt, Montana e Spin) foi rebatizado para "Projeto Twins", por abranger apenas Montana e Spin.
Os dois modelos serão feitos sobre a plataforma GEM (de Global Emerging Markets, ou Mercados Emergentes Globais, em livre tradução), a mesma base aproveitada na linha Onix e também no futuro Tracker.
O SUV compacto, aliás, deve servir de inspiração para o design da nova Montana. A picape terá porte intermediário para rivalizar com Renault Duster Oroch e Fiat Toro, além da futura Volkswagen Tarok.
Vale lembrar que a geração atual da picape é inspirada no finado Agile e está no mercado desde 2010 sem mudanças no design.
Pouco se sabe sobre a Spin, mas especula-se que a minivan vai abandonar o perfil de monovolume tradicional em nome de uma carroceria com visual de crossover.
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