Fiat Weekend: antes sonho de consumo, perua virou 'heroína da resistência'
Resumo da notícia
- Após VW SpaceFox sair de linha, Weekend hoje é única perua de marca generalista
- Lançada em 1997, Fiat Weekend foi pioneira ao lançar segmento aventureiro
- Perua está em fim de ciclo para dar lugar a gama de SUVs na Fiat
A SpaceFox deixou de ser oferecida no configurador do site da Volkswagen no mês passado, após sua produção ser encerrada no início deste ano. Alguns meses antes, a VW Golf Variant também saiu de linha no Brasil. Com isso, a Fiat Weekend hoje é a única perua disponível no mercado local, à exceção dos modelos de marcas de luxo.
No caso das duas primeiras, elas saíram de cena para dar lugar a SUVs no portfólio da respectiva fabricante - a SpaceFox parou de ser fabricada na Argentina para ceder espaço na linha de produção ao Tarek, rival do Jeep Compass que chega no ano que vem; em relação à perua do Golf, ela saiu de cena por volta da mesma época do lançamento do VW T-Cross, em abril.
A Weekend se encaminha para um desfecho semelhante: lançada há 22 anos, ela será substituída por utilitários esportivos na gama da Fiat.
Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, confirmou recentemente que a Fiat vai lançar no país em 2021 dois SUVs inéditos - um derivado do conceito Fastback, inspirado na picape Toro; e outro a respeito do qual ainda não há detalhes oficiais, mas que deve ter porte mais compacto.
A realidade é que o sucesso dos utilitários esportivos, que já quase exterminaram as minivans no Brasil, também fez despencar a demanda pelas peruas - versões com porta-malas maior de hatches e/ou sedãs. De acordo com a Fenabrave, de janeiro a outubro a Fiat Weekend, produzida em Betim (MG), teve apenas 3.070 emplacamentos.
Para se ter uma ideia, no mesmo período o Jeep Renegade, do mesmo grupo automotivo, teve mais de 56 mil licenciamentos de veículos novos.
Mas não foi sempre assim. Há cerca de dez anos, quando o Ford EcoSport era o único SUV compacto nacional, a então Fiat Palio Weekend, como era chamada, vendia mais de dez vezes o que vende hoje.
Pioneira na aventura
Lançada em 1997, a Weekend já foi sonho de consumo para quem buscava um carro versátil e com bastante espaço para bagagens, em um mercado que então não tinha muitas opções disponíveis com essa característica em sua faixa de preço.
Além disso, o modelo da Fiat tem outro legado, até mais relevante. Lá em 1999, lançou no mundo a onda das versões aventureiras ao estrear a configuração Adventure, que reunia características como suspensões elevadas e adereços plásticos na carroceria para passar a impressão de maior robustez. Tudo isso em um veículo compacto de concepção urbana, com tração dianteira.
Para melhor performance em terrenos não asfaltados, a Fiat Weekend incorporou a opção de bloqueio do diferencial, para transferir o torque para a roda com maior tração - item até hoje disponível para o modelo.
O sucesso da linha Adventure foi tanto que a versão virou família, sendo estendida para outros modelos da marca, como Fiat Idea, Strada e até Doblò.
Hoje, a perua compacta, que inclusive já está na linha 2020, resiste sem alterações há muitos anos, mantendo inalterados o design e o conjunto mecânico. No site comercial da Fiat, é oferecida em duas versões: Attractive, por R$ 67.990; e Adventure, com preço sugerido inicial de R$ 85.590 - o que faz dela mais cara do que alguns SUVs compactos.
Com a adição do sistema Locker, o citado bloqueio de diferencial, e pintura metálica o preço vai a estratosféricos R$ 92.330, isso em um carro com câmbio manual. A configuração mais cara traz uma versão amansada do motor 1.8 16V de 132 cv que equipa o Renegade básico e outros modelos da FCA, enquanto a Attractive vem com o propulsor 1.4 bicombustível de até 86 cv, igualmente gerenciado pela transmissão manual de cinco velocidades.
Em ambas versões, o porta-malas tem capacidade para 460 litros. A opção aventureira traz de série itens como sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 16 polegadas e os esperados ar-condicionado e trio elétrico.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.