Onix Plus: fogo é relacionado a quebra do bloco do motor e combustível ruim
Resumo da notícia
- Avaliação consta de laudo técnico enviado pela GM ao Ministério da Justiça
- Montadora diz quebra do bloco do motor vaza óleo e causa incêndio
- Empresa ainda não estabeleceu data para início dos reparos
- Aumento na pressão da câmara de combustão também pode quebrar pistão e biela
- Altas temperaturas e combustível de baixa qualidade seriam condições para defeito
A GM anunciou recall e suspensão temporária das entregas do Chevrolet Onix Plus. Ao todo, as mais de 8,7 mil unidades do sedã compacto já comercializadas terão de passar por reparo, a partir de data ainda a ser anunciada. O conserto consiste em atualização do software de gerenciamento do motor.
Em consulta à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a reportagem obteve mais detalhes a respeito do problema e dos danos que ele pode causar ao motor, cujo bloco pode até quebrar, causando vazamento de óleo e, consequentemente, fogo.
Obtivemos a íntegra do parecer técnico enviado pela empresa ao órgão, vinculado ao Ministério da Justiça e responsável por monitorar as campanhas de recall realizadas no Brasil. Veja o que a companhia disse:
"As informações recebidas indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão". relatou a General Motors.
De acordo com a fabricante, essa condição "pode levar à quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente".
"Combustível de baixa qualidade"
Em nota enviada a UOL Carros, a GM confirma a falha de software, alegando que o risco de incêndio acontece "em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível".
No texto remetido à Senacon, a empresa dá mais detalhes ausentes no comunicado para a imprensa: "Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade".
Confira a íntegra do parecer técnico enviado pela GM ao Ministério da Justiça:
"A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor.
Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.
As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão.
Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.