Picape não é exceção: Tesla já ousou com 'quarteto S3XY' e carros autônomos
A Tesla mais uma vez "causou" no cenário automotivo mundial nesta semana lançando a primeira versão do Cybertruck. Com um design bastante peculiar, o veículo é a primeira picape da marca norte-americana de carros elétricos e, por seus atributos de potência e força, chega com intenções ao concorridíssimo mercado dos EUA.
Sua produção só iniciará em 2021, mas a Tesla já há alguns anos vem se estabelecendo no mercado com seus carros de tecnologia inovadora e preços acessíveis ao mercado consumidor dos países desenvolvidos.
A empresa começou em 2003, mas lançou seu primeiro carro no mercado em 2008, o Tesla Roadster. A premissa da companhia sempre foi desenvolver modelos elétricos. No início, esportivos. Hoje em dia, carros mais focados ao público geral, como sedãs e SUVs.
Atualmente, três modelos da marca estão no mercado: o Model S, o Model 3 e o Model X. A sigla forma a palavra "SEX" (sexo em inglês) propositalmente segundo o CEO da Tesla, Elon Musk. No ano que vem, com a chegada anunciada do crossover Model Y, o quarteto "S3XY" estará montado.
Tesla Roadster
O primeiro carro da montadora, lançado em 2008, foi um marco na indústria automotiva mundial. Baseado no chassi do Lotus Elise, ele tinha autonomia de 320 km em média, ia de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e podia chegar a até 201 km/h. O modelo foi premiado como grande invenção e alavancou a Tesla ao estrelato. Descontinuado em 2012, o Roadster irá retornar em nova geração em 2020.
Tesla Model S
Primeiro sedã da Tesla, o Model S foi apresentado em 2012. O carro até hoje é o veículo com a maior autonomia média segundo testes da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), com 600 km.
Já em 2013 o modelo foi por dois meses o carro mais vendido na Noruega, se tornando o primeiro elétrico a ocupar esta posição. Até hoje o veículo passou das 250 mil unidades vendidas. O modelo ainda possui sistema semiautônomo de direção - que possibilita o condutor tirar as mãos do volante na estrada, com controle de velocidade, aproximação e permanência na faixa - e pode estacionar sozinho.
Tesla Model X
Depois de um esportivo e um sedã, chegou a vez de a fabricante se aventurar na categoria dos SUVs em 2015. Com dois motores, o veículo apresenta tração integral e tem o alcance de até 523 km em média. Ele vendeu mais de 100 mil unidades.
O Model X ainda possui um sistema padrão de prevenção de colisões, que usa a frenagem autônoma de emergência baseada em radar e detecção de ultrassom.
Tesla Model 3
Até hoje o sedã é o veículo mais vendido da Tesla, com 371 mil unidades sendo comercializadas até setembro de 2019. Lançado em 2017, o carro possui controle de estabilidade, tem capacidade de direção autônoma e tirou nota máxima em todos os testes de segurança. Em sua versão top, com tração integral, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega a até 261 km/h.
Tesla Semi
Caminhão da marca, com início da produção prometido para 2020, o Semi deverá ter até 805 km de autonomia e contará também com o sistema semiautônomo de direção. Atualmente em pré-venda, o CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a dizer que 2 mil unidades já foram pedidas à fabricante.
Tesla Model Y
Mostrado em março de 2019, o carro promete ser o primeiro crossover da Tesla. Podendo levar sete passageiros, ele deve começar a ser fabricado na metade do ano de 2020. Sua autonomia deverá ser de 451 km.
Cybertruck
A primeira picape da montadora veio com um design para lá de esquisito, lembrando veículos de filmes futuristas dos anos 1980. Segundo a Tesla, sua aceleração é mais eficiente que a de um Porsche 911 e sua força de tração é maior que a de uma Ford F-150 - mostrada em um vídeo durante a apresentação sendo puxada pelo veículo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.