Topo

Onix Hatch 2020 estreia com "motor mais econômico" e suspensão esportiva

Segunda geração do carro mais vendido do Brasil ficou 23 cm maior no comprimento e traz acerto mais esportivo - Divulgação
Segunda geração do carro mais vendido do Brasil ficou 23 cm maior no comprimento e traz acerto mais esportivo Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Em Porto Alegre (RS)*

26/11/2019 19h21

Pouco mais de dois meses após lançar o Chevrolet Onix Plus, a General Motors finalmente lançou as versões hatch da nova geração do compacto. Os preços sugeridos já haviam sido anunciados em setembro, partindo de R$ 48.490 e chegando a R$ 72.990. Os valores informados são válidos apenas para as cores preta e laranja e não incluem opcionais. Nas demais tonalidades, há acréscimo no preço.

Uma das principais novidades, até agora mantida em segredo pela montadora, é que o hatch traz acerto de suspensão mais esportivo em relação ao sedã - da mesma forma que hoje acontece com o Cruze em relação ao Cruze Sport6. Além de amortecedores mais rígidos, a GM diz que o ajuste da assistência elétrica deixou a direção 5% mais direta.

Além disso, a GM divulgou o conteúdo de todas as versões, destacando que, à exceção do novo Onix Hatch básico, que traz motor aspirado e câmbio manual, as demais vêm de fábrica com internet 4G dedicada - que cobra à parte um plano de dados da operadora Claro, após um período de degustação de três meses ou 3 GB, o que vencer primeiro.

Chevrolet Onix 2020 traseira  - Divulgação - Divulgação
Nova geração do Onix Hatch traz porta-malas com capacidade de 275 litros, 5 litros menor do que antecessor
Imagem: Divulgação

Também há compartilhamento da conexão à internet via roteador Wi-Fi com dispositivos móveis.

A fabricante divulgou os preços dos planos após o término do período gratuito: R$ 29,99 mensais por 2 GB; R$ 39,99 por 5 GB; R$ 59,99 por 10 GB; e R$ 84,99 por 20 GB.

Já o serviço de concierge e atendimento remoto OnStar também conta com 90 dias gratuitos. Após esse prazo, é cobrada mensalidade de R$ 89.

Novo motor aspirado

Inédito, o novo motor 1.0 flex de três cilindros rende 82 cv 10,6 kgfm, ante 80 cv e 9,8 kgfm do propulsor 1.0 de quatro cilindros da geração anterior. Sempre gerenciado pelo câmbio manual de seis marchas, agora também passa a ser oferecido na gama do sedã Onix Plus por R$ 54.990.

De acordo com a GM, com o propulsor 1.0 flex aspirado e câmbio manual, o Onix Plus traz a melhor marca para um motor a combustão no país: com gasolina, o sedã rende 17,7 km/l na estrada e 14,3 km/l na cidade. Já com etanol o consumo é de 12,5 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade.

Com carroceria hatch, os números são ligeiramente inferiores com a mesma motorização: 16,7 km/l no ciclo rodoviário e de 13,9 km/l no ciclo urbano com gasolina; abastecendo com o derivado da cana-de-açúcar, os números são de 11,7 km/l e 9,9 km/l. A montadora diz que é o hatch com motor aspirado com menor consumo do País.

Assim como o Onix Plus, o hatch também é vendido nas configurações mais caras com a versão turbo do mesmo motor de um litro, capaz de render 116 cv e 16,8 kgfm, acompanhado da transmissão automática ou manual de seis velocidades no caso do hatch.

Segundo a montadora, o consumo da motorização turbo do hatch é de, respectivamente, 15,1 km/l e 11,9 km/l com o combustível fóssil e de 10,7 km/l e 8,3 km/l com etanol. Já o sedã turbo faz 15,7 km/l e 12 km/l com gasolina e 10,9 km/l e 8,6 km/l com etanol. As medições também foram feitas pelo Inmetro.

Ficou maior

A General Motors também confirmou o tamanho do hatch, que já era informado no manual do proprietário e UOL Carros já divulgou: o hatch ganhou 230 mm no comprimento e 41 mm na largura. Confira as principais medidas: 4,16 m de comprimento; 1,75 m de largura; 1,47 m de altura; e 2,55 m entre-eixos.

A título de comparação, o Onix de primeira geração mede, respectivamente, 3,93 m; 1,70 m; 1,47 m; e 2,53 m. A capacidade do porta-malas do modelo antigo é de 280 litros - na nova geração, ela foi reduzida em 5 litros, totalizando 275 litros.

Aplicativo

Com o lançamento do novo Onix Hatch, a General Motors também anunciou a chegada do aplicativo myChevrolet, que traz dicas de condução, histórico de viagens e informações
do computador de bordo.

Segundo a montadora, o aplicativo vai estar disponível para os modelos equipados com OnStar e Wi-Fi e possibilita também acionar o ar-condicionado a distância.

Da mesma forma que o Onix Plus, todas as versões do Onix Hatch poderão ser personalizadas com três kits de acessórios na concessionária: Adventure, Sport e Elegance. Os preços ainda não foram informados.

Veja todos os preços e versões

Novo Chevrolet Onix 2020 interior - Divulgação - Divulgação
Cabine da versão hatch traz mesmo acabamento e itens disponíveis para o sedã Onix Plus
Imagem: Divulgação

+ Onix Hatch 1.0 manual (R$ 48.490)

Principais itens de série: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de som e entradas USB dianteira e traseira.

+ Onix Hatch LT 1.0 manual (R$ 51.590)

Acrescenta central multimídia MyLink

+ Onix Hatch LT I 1.0 manual (R$ 53.790)

Acrescenta abertura de porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador de celular sem fio

+ Onix Hatch LT II 1.0 manual (R$ 54.625)

Acrescenta OnStar e Wi-Fi

+ Onix Hatch LT III 1.0 manual (R$ 55.590)

Acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas

+ Onix Hatch Turbo automático (R$ 55.590)

Principais itens de série: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entradas USB dianteira e traseira, sistema de som, motor turbo e transmissão automática de seis velocidades

+ Onix Hatch LT Turbo manual (R$ 57.590)

Acrescenta faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, OnStar e Wi-Fi

+ Onix Hatch LT Turbo automático (R$ 62.890)

Acrescenta controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento premium e transmissão automática de seis velocidades

+ Onix Hatch LTZ Turbo manual (R$ 60.990)

Acrescenta abertura de portas e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregamento de celulares sem fio

+ Onix Hatch LTZ Turbo automático (R$ 66.290)

Acrescenta controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento premium e transmissão automática de seis velocidades

+ Onix Hatch Premier I Turbo automático (R$ 69.990)

Acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis do tipo projetor, luz de posição e lanternas de LED e bancos com revestimento híbrido de material imitando couro e tecido

+ Onix Hatch Premier II Turbo automático (R$ 72.990)

Acrescenta alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático, bancos com revestimento imitando couro e interior nas tonalidades preta e caramelo

+ Onix Hatch Premier III Turbo automático (R$ 72.990)

Troca o interior nas tonalidades preta e caramelo pela combinação de preto e cinza

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da General Motors