Por que Ford ousou ao lançar um SUV elétrico com o nome do Mustang
Resumo da notícia
- Nome causou polêmica entre fãs do clássico esportivo
- Marca se refere ao SUV como um "novo cavalo no estábulo"
- Fabricante adotou tática conhecida no marketing como extensão de marca
A Ford fez um movimento arriscado ao batizar seu primeiro SUV elétrico produzido em série.
Ao chamá-lo de Mustang Mach-E, a empresa tenta associar um novo produto ao nome mais famoso da história da Ford.
Só que ao mesmo tempo também já prevê uma chuva de críticas. Tanto é que a empresa se preparou (muito bem, aliás) para reações adversas antes mesmo da estreia do modelo nos Estados Unidos.
"Novo cavalo no estábulo"
Todos os funcionários da Ford estavam com o discurso perfeitamente ensaiado e entrosado já durante a pré-estreia do Mach-E, evento no qual UOL Carros esteve presente dias antes do Salão de Los Angeles.
Não foram poucas as vezes que executivos da marca classificaram o SUV como "um novo cavalo no nosso estábulo", deixando claro que cada modelo terá seu espaço bem definido dentro da linha.
Houve espaço até para uma referência a um dos projetos mais controversos da história recente dos SUVs.
"A Porsche ouviu o mesmo tipo de questionamento quando lançou o Cayenne e hoje ele corresponde a boa parte do faturamento da marca", disse um dos executivos.
É, acho que deu para entender o recado.
Extensão de marca
Esqueça por um momento a existência de um Mustang SUV e vamos aos fatos. Faz tempo que as fabricantes pegam carona em nomes consagrados para vender novos produtos.
No mundo do marketing a prática é conhecida como extensão de marca.
Exemplos não faltam. Não foi por acaso que a Chevrolet trocou o consagrado nome Prisma por Onix Plus. Ou existe algum outro motivo para a Land Rover ter batizado o substituto do Freelander (um nome que já havia conquistado seu espaço) como Discovery Sport?
Até dentro da própria Ford isso acontece com frequência. Pouca gente lembra que a marca vendeu uma perua de luxo chamada Del Rey Scala antes da conhecida Belina. No fundo, os dois carros tinham mais semelhanças do que diferenças.
Recentemente, a montadora rebatizou o Focus Sedan como Fastback para associá-lo a esportividade. Qual foi a fonte de inspiração? O Mustang.
Acostume-se
Talvez você faça parte do grupo que torceu o nariz quando descobriu que um SUV elétrico carregaria um nome tão poderoso assim.
Se este for seu caso a gente entende perfeitamente os motivos, mas fica a dúvida: será que se a Ford tivesse escolhido outro nome o Mustang Mach-E teria atraído tanta atenção assim? É bem provável que não.
Tempo você vai ter para refletir, até porque o Mach-E ainda vai levar algum tempo para chegar ao Brasil - se chegar, é claro. Quem sabe você não se acostuma até lá?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.