Topo

Picapes gigantes são sucesso nos EUA, mas mal caberiam nas ruas do Brasil

Caminhão leve? F-450 é considerada como picape pelos americanos - Vitor Matsubara/UOL
Caminhão leve? F-450 é considerada como picape pelos americanos
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

27/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Picapes grandes têm porte de caminhão leve vendido no Brasil
  • Ford F-450 tem 6,05 metros de comprimento e preço nas alturas
  • GMC Denali vem até com sistema de som embutido na caçamba

Não é de hoje que americanos adoram carros grandes. Quem já viu um Chevrolet Impala ou qualquer modelo da Cadillac dos anos 50 sabe bem do que estamos falando.

Só que o gosto por veículos com dimensões generosas persiste até hoje. Apenas a categoria mudou: saem os sedãs e entram as picapes.

Caminhão ou picape?

A Ford F-450 que abre esta matéria é de 2017, mas atualmente ela ainda é uma das maiores picapes disponíveis no mercado norte-americano.

O modelo atual tem incríveis 6,05 metros de comprimento, 2,08 metros de altura e 2,68 metros de largura. A distância entre eixos é de 3,75 metros, pouco mais que os 3,69 metros do Volkswagen Up.

F-450 1 - Divulgação - Divulgação
Eis uma visão que eu não gostaria de ter no meu espelho retrovisor...
Imagem: Divulgação

Apenas para referência, a Chevrolet S10 Cabine Dupla tem 5,36 metros de comprimento, 1,88 metro de altura, 1,88 metro de largura e 3,09 metros de distância entre eixos.

A versão mais potente da F-450 tem um motor 6.7 V8 turbodiesel com 481 cv e torque máximo de 107,1 kgfm.

A picape (ou seria caminhão leve?) é capaz de rebocar até 11 toneladas. Ou seja, dá para puxar seu trailer tranquilamente.

F-450 2 - Divulgação - Divulgação
Sim, os engates realmente são utilizados corretamente nos EUA
Imagem: Divulgação

A F-450 Heavy Duty sai por US$ 90.530 na versão Limited, ou aproximadamente R$ 383.260.

Som na caixa

É claro que picapes não faltaram nos estandes do Salão de Los Angeles.

Uma das maiores e mais curiosas era a GMC levou a Denali 3500 HD, que consegue ser mais longa do que a F-450. São 6,75 metros de comprimento e 4,01 metros de distância entre eixos. Largura (2,08 metros) e altura (2,05 metros) são menores.

GMC Denali 1 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Denali 3500 HD tem mais de 6 metros de comprimento
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O grande destaque do modelo está na tampa da caçamba, que se chama Multipro Tailgate e é modular.

Calma que a gente explica: a parte interna pode ser dobrada ou até rebatida. Entre as funcionalidades ela pode criar um extensor de caçamba para transportar objetos mais longos ou até um degrau que facilita o acesso ao compartimento de carga.

GMC Denali 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Tampa da caçamba multifuncional é destaque da Denali
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

E tem mais: existe um sistema de som de 100 watts da Kicker embutido na própria tampa. Ele tem quatro alto-falantes e um pequeno amplificador. É possível pareá-lo com qualquer dispositivo via Bluetooth ou então usar as entradas USB e auxiliar.

GMC Denali 3 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Sistema de som é perfeito para o "esquenta" antes dos jogos de futebol americano
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Achou inútil? Pois saiba que o item foi desenvolvido especialmente para os fãs de esportes que costumam se reunir nós estacionamentos dos estádios antes dos jogos para beber e ouvir música.

A Denali 3500 HD custa a partir de US$ 66.495 nos Estados Unidos, algo em torno de R$ 281.500.