Novo Onix Hatch é mais divertido do que o sedã, mas peca no porta-malas
Um dos pontos destacados pela General Motors na segunda geração do Chevrolet Onix Hatch, que acaba de ser lançada, é o acerto dinâmico diferenciado para esse tipo de carroceria. Segundo a fabricante, as versões de dois volumes do compacto têm uma pitada a mais de esportividade em relação ao Onix Plus, trazendo amortecedores mais firmes e direção mais direta.
Tudo isso, somado ao entre-eixos 5 cm menor, na comparação com o sedã, indica que o Onix de dois volumes é mais divertido de dirigir. Para tirar a prova, UOL Carros acelerou o hatch em rodovias e também em uma pista fechada nos arredores da fábrica onde ele é produzido, em Gravataí, na Grande Porto Alegre (RS).
Tiramos a prova em uma unidade da versão topo de linha Premier, equipada com o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros e a transmissão automática de seis velocidades do Onix Plus - a única disponível para teste no evento de lançamento.
Equipado com rodas de 16 polegadas, o hatch consegue, de forma sutil, agregar mais esportividade na comparação com o sedã, que já chama a atenção pelo comportamento dinâmico bem afiado. Em curvas fechadas, a carroceria de fato traz menos inclinação e o volante com assistência elétrica é ainda mais comunicativo em relação ao do Onix Plus.
Mas não pense que essas características fazem do Onix Hatch 2020 um carro "duro" e com direção pesada. Na verdade, é equilibrado, filtrando bem as imperfeições do piso ao ser conduzido no dia a dia.
Esses detalhes destacam ainda mais o bom desempenho do motor turbo, com respostas rápidas ao ao acelerador. Você tem segurança para fazer ultrapassagens e retomadas, pois sabe que basta pisar para o ponteiro do velocímetro subir.
Ricardo Fanucchi, diretor do campo de provas da GM em Indaiatuba, no interior paulista, foi quem comandou o desenvolvimento dinâmico do novo Onix Hatch. Ele detalha as modificações realizadas no compacto.
"O ajuste do Onix Hatch foi feito para a gente privilegiar um pouco mais a dirigibilidade. O que ele tem de diferença para o sedã? São basicamente três coisas. Além do entre-eixos um pouco menor, os amortecedores têm válvulas diferentes e mais carga. Com isso, a carroceria rola menos e a calibração da direção elétrica proporciona respostas 5% mais diretas", explica. Se você dirigir o sedã e em seguida rodar com o hatch vai notar a diferença", afirma.
Porta-malas menor que o do Onix antigo
Por outro lado, quem levar o Onix Hatch perde espaço interno em relação ao sedã. Com 2,55 metros de distância entre-eixos, é fácil perceber no banco de trás que existe menos lugar para as penas, mas pessoas como eu, com 1,70 metro de altura, conseguem se acomodar sem aperto.
Já o porta-malas, com 275 litros, leva 5 litros a menos que o Onix antigo. Se comparado ao Onix Plus, a perda é muito maior: 194 litros.
De resto, a cabine e os equipamentos são exatamente os mesmos do Onix Plus de mesma versão. Por R$ 72.990, a versão Premier completa oferece de série alerta de ponto cego, sistema de estacionamento automático, carregamento do celular sem fio, ar-condicionado digital de uma zona, internet 4G dedicada, roteador Wi-Fi e banco traseiro com duas portas USB.
Na segunda geração, maior e mais sofisticada, o Onix tem tudo para seguir na liderança e conquistar clientes de modelos como Volkswagen Polo e Toyota Yaris Hatch.
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*Viagem a convite da General Motors
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