Caoa: chances de compra da fábrica da Ford em São Bernardo são 'remotas'
As chances de a Caoa adquirir a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) são remotas, embora as negociações ainda não tenham sido encerradas. A informação é de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e chairman do Grupo Caoa, durante almoço realizado hoje com jornalistas do setor automotivo.
Andrade não deu mais detalhes e sugeriu que o entrave nas tratativas passa por questões sindicais.
O empresário disse também que, independentemente da compra das instalações da Ford no ABC paulista, está conversando hoje com três marchas chinesas para a criação de uma sociedade nos moldes de 51% de participação da empresa brasileira e os 49% restantes para os orientais.
Sem revelar as marcas com as quais está conversando, Andrade disse, ainda, que os planos são de abrir uma nova fábrica em parceria com os chineses - não necessariamente na linha de São Bernardo. O executivo afirmou também que, somente neste ano, já foi cerca de 15 vezes à China para dar andamento às conversas.
Atualmente, o Grupo Caoa é importador oficial da Hyundai e da Subaru no Brasil e mantém é um dos maiores revendedores da Ford no País.
Também mantém sociedade com a chinesa Chery, que resultou na criação da Caoa Chery - montadora de capital misto que hoje produz localmente e comercializa os SUVs Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7, bem como o sedã médio-compacto Arrizo 5. A empresa também vende a versão elétrica do Arrizo 5, batizada como Arrizo 5e, importada da China.
Hoje a Caoa mantém fábricas em Anápolis (GO), de onde saem os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7, da Chery, e também os utilitários esportivos ix35 e New Tucson, da Hyundai; e em Jacareí, no interior paulista, responsável pela produção do sedã Arrizo 5 e do SUV Tiggo 2, ambos da Chery.
As negociações para a compra das instalações da Ford renderam até uma coletiva de imprensa na sede do governo paulista no início de setembro, da qual participaram Carlos Alberto de Oliveira, o governador João Doria, Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo.
Na ocasião, Doria afirmou que o negócio seria concluído em cerca de 45 dias.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.