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Corolla tem 5 estrelas em crash test; HB20 leva 4 estrelas e Sandero evolui

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/12/2019 11h44

Resumo da notícia

  • Sedã da Toyota teve nota máxima na proteção a adultos e crianças
  • HB20 conseguiu 4 estrelas, mas proteção a crianças poderia ser melhor
  • Sandero e Logan melhoraram notas após trazer 4 airbags de série na linha 2020

O novo Toyota Corolla conquistou a nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP. O sedã obteve cinco estrelas tanto na proteção a adultos quanto de crianças. Esta é a terceira vez que o sedã "gabarita" os resultados.

O modelo avaliado foi fabricado no Brasil e tinha 7 airbags, além de controle de estabilidade - ambos os itens equipam todas as versões do Corolla.

Toyota Corolla crash test - Divulgação - Divulgação
Sedã conquistou notas altas na proteção a adultos e crianças
Imagem: Divulgação

De acordo com a avaliação da entidade, o carro "mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três cenários de teste de batida realizados: impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste". O sedã cumpriu a prova de desvio repentino de trajetória para avaliar o comportamento do controle de estabilidade e também "mostrou excelente proteção para crianças, alcançando a quantidade máxima de pontos no teste dinâmico" realizado com duas cadeirinhas Isofix.

Além disso, o novo Corolla recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para o sistema de frenagem autônoma de emergência oferecido opcionalmente e para proteção de pedestres, que "segue os padrões das Nações Unidas".

Já o novo Hyundai HB20 alcançou quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis. A unidade avaliada foi produzida no Brasil e trazia o airbag duplo obrigatório por lei mais controle de estabilidade, item este oferecido à parte na linha.

O hatch mostrou "boa proteção para seus ocupantes no impacto frontal, porém durante o impacto lateral a proteção torácica para o adulto foi fraca". O HB20 Hatchback atende aos requisitos do teste de controle de estabilidade e possui alerta de uso de cintos de segurança.

Houve boa proteção para o dummy de um ano e meio, mas o dummy de três anos "mostrou um descolamento no encosto do banco traseiro, causando um movimento excessivo da cabeça para a frente, mas ainda abaixo dos limites aceitos".

Por fim, os Renault Sandero e Logan melhoraram o resultado obtido anteriormente e agora ganharam a classificação de três estrelas na proteção a adultos e quatro estrelas na nota de proteção a crianças.

A revisão nas notas aconteceu porque o carro passou a vir com quatro airbags de série e controle de estabilidade como opcional. A avaliação do Latin NCAP identificou uma diferença no tamanho das bolsas infláveis que equipam o modelo vendido na Colômbia em relação ao carro oferecido no Brasil e na Argentina.

De acordo com a entidade, após a descoberta, a Renault realizou "a atualização do sistema de distribuição de airbags" e instalou "um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o dummy do impacto com a porta".

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