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Como Onix Plus foi de "carro do ano" a "maior dor de cabeça" da GM

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2019 12h22

Resumo da notícia

  • Sedã teve imagem manchada após incêndios que motivaram recall de 19 mil carros
  • Possibilidade de vazamento de combustível é problema mais recente do modelo
  • Carro foi exaustivamente elogiado por suas qualidades, como tecnologia e desempenho

O ano era promissor para a Chevrolet. Dos 11 lançamentos prometidos para 2019, dois deles estavam entre os mais importantes da história recente da empresa.

A linha Onix estrearia com a responsabilidade de manter a liderança folgada conquistada pelos compactos.

Só que a missão aparentemente difícil não parecia mais tão complicada assim quando o Onix Plus chegou às ruas.

Projetado na China com a ajuda vital de brasileiros, o sedã trouxe design moderno, mais tecnologia e um generoso pacote de equipamentos. Tudo isso arrematado com os mesmos preços de seu antecessor Prisma - que ainda é fabricado, mas agora é vendido com o nome de Joy Plus. O sucesso parecia certo.

chevrolet onix plus 2020 traseira - Divulgação - Divulgação
Completa, versão de topo Premier chega a R$ 76.190; no sedã, motor é sempre turbo de 116 cv
Imagem: Divulgação

E ele veio rapidamente. O carro foi elogiado por toda a imprensa especializada - inclusive por UOL Carros.

"De tempos em tempos, um carro surge para estabelecer um novo patamar em sua categoria. Esse é o caso do Onix Plus, dono de um projeto moderno, bem equipado e (por enquanto) com preços muito agressivos diante dos rivais", escrevemos.

A recepção não foi boa apenas na mídia especializada. Logo o Onix Plus se firmou entre os modelos mais vendidos com uma façanha logo no primeiro mês, quando vendeu mais do que modelos mais baratos e consagrados, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

O começo do calvário

O primeiro incidente com o Onix Plus veio à tona pouco antes de sua chegada às concessionárias.

Onix pegando fogo em Gravataí (RS) - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Sedã começou a pegar fogo enquanto era manobrado no pátio de Gravataí
Imagem: Reprodução/Youtube

Um vídeo mostrando um veículo pegando fogo dentro de um pátio despertou certa desconfiança, mas foi rapidamente esquecido. Mais tarde descobriu-se que o local era justamente o pátio da fábrica da Chevrolet em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Na época, a GM não se pronunciou sobre o ocorrido.

Pouco tempo veio um novo baque. Um segundo veículo pegou fogo espontaneamente e foi totalmente consumido pelas chamas em segundos. O caso aconteceu no Maranhão e foi noticiado no perfil de Maritonio Dantas no Facebook, acompanhado de vídeos e fotos do incidente.

De acordo com a postagem, o Onix Plus prata começou a soltar chamas do compartimento do motor perto da cidade de Mirador (MA), quando se dirigia a Teresina, no Piauí, no último dia 30

Onix Plus primeiro incêndio - Reprodução - Reprodução
Veículo de professor residente em Teresina (PI) foi totalmente incendiado
Imagem: Reprodução

"Senti (sic) um barulho na parte do motor do carro, tipo uma pequena explosão. Parei o carro no acostamento e quando levantei o capô já avistei as chamas. Só deu tempo de pegar minha mochila que estava no bagageiro. Aí o incêndio foi total. Comprei esse carro uma semana atrás", afirmou o professor Cleiton James Gomes, proprietário do carro.

Investigação realizada posteriormente apontou que a quebra do bloco do motor teria sido a causa do fogo.

Na ocasião, UOL Carros obteve mais detalhes a respeito do problema junto à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), bem como os danos que ele pode causar ao motor, cujo bloco pode até quebrar, causando vazamento de óleo e, consequentemente, fogo.

Onix Plus incendiado incêndio pega fogo Maranhão Cleiton James Gomes - Reprodução - Reprodução
Onix Plus destruído no Maranhão tinha OnStar e 4G; Senacon recomenda usar tecnologia para avisar proprietários
Imagem: Reprodução

"As informações recebidas indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão". relatou a General Motors.

De acordo com a fabricante, essa condição "pode levar à quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente", causando, assim, o incêndio.

Onix Plus incêndio - Reprodução - Reprodução
Quebra do bloco do motor está relacionada ao fogo
Imagem: Reprodução

Poucos dias depois, a GM fez um recall de mais de 19 mil unidades do Onix Plus por conta do defeito. Todos os veículos vendidos e os já produzidos deveriam passar por uma atualização no software de gerenciamento do motor.

Quatro dias antes do início do recall (que estava agendado para 18 de novembro), a fabricante anunciou que já havia reparado cerca de 80% dos carros afetados por risco de incêndio. Na ocasião, a empresa recolheu alguns veículos para realizar a correção e ofereceu veículos alugados enquanto os donos ficavam sem seus carros.

Mais um revés

O último episódio do martírio do Onix Plus aconteceu há alguns dias. A fabricante identificou dois outros problemas no carro.

Um deles é a possibilidade de falha no acendimento da luz de LED que ilumina as marchas da alavanca de câmbio. Já o outro (e mais grave) está ligado ao vazamento de combustível supostamente causado pelo uso de materiais fora da especificação.

Onix Plus - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Vazamento de combustível também deve afetar o Onix hatch
Imagem: Murilo Góes/UOL

Por enquanto, a GM não convocou recall para corrigir a nova falha e faz o reparo definido pela montadora como uma "ação contínua de melhoria".

Este problema de vazamento, aliás, também deve afetar as unidades do Onix hatch.

Nova homologação

O recall fez o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) solicitar à montadora um novo teste de emissão de poluentes para avaliar se o sedã terá de passar por nova homologação.

A informação, obtida com exclusividade por UOL Carros, foi fornecida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), responsável por dar apoio técnico ao Ibama nos ensaios laboratoriais de emissões, necessários para a emissão de licença para que um veículo possa ser comercializado no Brasil.

Segundo a Cetesb, a nova avaliação será realizada em dezembro, ainda sem data definida. Como é de praxe, caberá à própria fabricante efetuar a medição.

Vendas em alta

Felizmente para a GM, as vendas do Onix Plus não parecem ter sido afetadas mesmo diante da repercussão negativa. O sedã fechou o mês como o 4º modelo mais vendido em novembro, superando modelos mais baratos e consagrados, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

Ao que parece, a Chevrolet foi eficiente ao procurar os clientes que já haviam adquirido o Onix Plus e resolveu o problema antes que ele tomasse dimensões ainda maiores.

Resta saber agora se o sedã continuará com as vendas em alta nos próximos meses ou se os recentes acontecimentos poderão gerar desconfiança no consumidor.