Facebook diz que 43% dos brasileiros desistiram de comprar carro em 2019
Resumo da notícia
- Levantamento foi feito por Facebook em parceria com instituto de pesquisa
- Dificuldade em tirar dúvidas é principal empecilho nas compras online
- 41% desistiram de compra por preço ser diferente do anunciado
Um estudo realizado pelo Facebook revelou que 43% dos consumidores brasileiros desistiram de adquirir um automóvel em 2019. O levantamento foi realizado pelo Facebook IQ, plataforma de estudos e pesquisas sobre publicidade e tendências no Facebook, Instagram e Messenger.
A pesquisa foi realizada em parceria com a Bridge Research, que entrevistou 385 consumidores que compraram um carro novo nos 12 meses anteriores à divulgação dos resultados.
Todos os dados estão compilados no estudo Zero Friction Future, que busca desvendar o comportamento e eventuais dificuldades na decisão de compra dos brasileiros.
"Um atrito é qualquer inconveniência que as pessoas encontram na hora de comprar, e no Facebook nós estudamos quais são esses pontos para diversas indústrias, como o setor automotivo. A intenção é ajudar empresas a melhorar a performance com mudanças relativamente simples. Entender os atritos é fundamental para ajudar as marcas a evitar a desistência da compra e melhorar a experiência dos consumidores", afirma Fabrício Fudissaku, head do Facebook IQ para América Latina.
Foram mapeados os principais pontos que podem ser negativos em três fases importantes da compra: a descoberta do produto, o processo durante a compra e o pós-venda - tanto em lojas online quanto em físicas.
Durante a descoberta do produto, os principais atritos nas compras online são a dificuldade de tirar dúvidas (27%) ou de encontrar o modelo de carro desejado no site (24%).
Já durante o processo da compra, 42% dos entrevistados afirmaram que os vendedores focam em pontos interessantes para eles e não para o consumidor. O estudo diz ainda que 41% das pessoas desistem da compra pelo preço do carro ser diferente do anunciado e 39% por perceber que os vendedores não estão preparados para explicar todos os detalhes do carro desejado. Já para 34% das pessoas, não saber o prazo de entrega é um fator de desistência.
As montadoras também perdem muitos clientes na fase de pós-compra, já que a maioria deles pode desistir de uma compra futura. 33% dos entrevistados disseram se sentir frustrados pela lentidão e confusão nos processos de pagamento e aprovação de crédito. Já para 31% deles, o carro que é entregue sem peças ou acessórios é um motivo para não fazer uma nova compra naquela montadora.
A pesquisa completa Zero Friction Future pode ser consultada no site de Facebook IQ.
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