Para-sol transparente escurece sozinho e tem inteligência artificial; veja
Resumo da notícia
- Peça é substituída por tela de LCD que monitora rostos dos passageiros para protegê-los da luz
- Invenção nasceu a partir de tela que havia sido descartada por engenheiros
- Protótipo já recebeu sinal verde para produção
A Bosch anunciou a criação de um para-sol que funciona com inteligência artificial. Chamado de Virtual Visor, o dispositivo exibido na CES 2020 consiste em uma tela de LCD transparente que utiliza uma câmera para rastrear o rosto e escurecer apenas na área onde estão os olhos do motorista ou passageiro.
Com este rastreamento feito, todos os outros pontos da tela seguem transparentes. A Bosch prevê que o dispositivo terá um grande efeito para a segurança no trânsito, especialmente ao amanhecer e ao entardecer.
Uma pesquisa da empresa mostra que o brilho do sol causa quase o dobro de acidentes do que outras condições relacionadas ao clima. Isso vai de acordo com informações da NHTSA (Agência Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias) dos EUA, que culpa o sol por diversos acidentes anualmente.
Segundo o "Autoblog", a Bosch atualmente conversa com as montadoras para levar sua novidade para a produção em série.
Curiosamente, a ideia do projeto veio após engenheiros utilizarem uma tela de LCD que havia sido jogada no lixo para construir um protótipo. A novidade então recebeu o sinal verde de executivos da marca, que disponibilizaram recursos da empresa para a produção do dispositivo, ainda experimental.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.