BMW do marido de Carlinhos Maia tem IPVA de R$ 21 mil e é livre de rodízio
O BMW i8 Roadster de R$ 700 mil que o influenciador digital Carlinhos Maia deu de presente ao marido, Lucas Guimarães, tem placa registrada na cidade de São Paulo. Por conta disso, apesar de ser um veículo caro e luxuoso, está isento do rodízio municipal.
Isso porque o esportivo, que tem 374 cv de potência e pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, é um carro híbrido, que combina motor 1.5 turbo de três cilindros com outro, elétrico.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, veículos "movidos por energia de propulsão elétrica, a hidrogênio ou híbridos" estão "excepcionados" da restrição de circulação no centro expandido da capital paulista - sem necessidade de cadastro prévio.
Não fosse tão caro, o conversível construído com partes de fibra de carbono e alumínio teria direito a outro benefício: reembolso de 40% do IPVA recolhido, concedido via lei municipal a veículos elétricos, híbridos ou movidos a célula de combustível. No entanto, o desconto hoje vale apenas para modelos com essas características que custem até R$ 150 mil.
Dessa forma, incide sobre o i8 Roadster de Guimarães a alíquota de 3% do imposto, válida para "veículos que utilizarem motor especificado para funcionar, exclusivamente, com os seguintes combustíveis: álcool, gás natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si".
A informação é da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, responsável pela cobrança do IPVA.
Como o valor de mercado do carrão é de aproximadamente R$ 700 mil, o proprietário terá de recolher R$ 21 mil do imposto.
O final da placa do BMW é 8, portanto, o pagamento da primeira parcela vence no dia 20 de janeiro. Se Lucas Guimarães quitar o tributo em cota única, na mesma data, o IPVA terá desconto de 3%, o que representa uma redução de R$ 630. A conta ficaria em R$ 20.370. Confira o calendário de pagamento do IPVA 2020 em São Paulo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.