Como bola de golfe inteligente explica o carro que você terá no futuro
Imagine uma bola de golfe inteligente, que se movimenta sozinha e sempre acerta o buraco independentemente da tacada. Este conceito, que parece saído dos filmes de ficção científica, foi uma das atrações da Nissan para a CES (Consumer Electronics Show) e ajuda a exemplificar o futuro que as montadoras apontam para o mercado automotivo.
A bola de golfe foi inspirada no sistema ProPilot 2.0 de condução autônoma, apresentado pela Nissan em 2019 e que equipa a nova geração do sedã Skyline. Ele conta com a funcionalidade de direção sem as mãos, com condução 100% autônoma em rodovias, mudanças de faixa, ultrapassagens e até eventuais paradas programadas. É só definir o local e acionar o sistema, que conduz o veículo até o destino - como a bola de golfe.
Para que a condução autônoma possa ocorrer, o sistema conta com tecnologia que inclui câmeras, radares, dados de mapas 3D e até sonares. Tudo para trazer informações em tempo real sobre o que está ocorrendo na rodovia.
A busca por soluções autônomas foi a tônica de boa parte das exibições das montadoras no CES. A Ford apresentou parceria com a empresa Argo AI para construção de sistema de direção autônoma que "converse" com cidades conectadas.
A Toyota exibiu na feira o LQ, veículo autônomo e elétrico que será usado na Olimpíada de Tóquio-2020. O carro, que já havia sido apresentado no Salão de Tóquio em outubro, "aprende" com o motorista através de inteligência artificial que vai entendendo os gostos do proprietário.
Já a Hyundai trouxe como novidade seu conceito de "carro voador" autônomo em parceria com a Uber. A aeronave será conectada através de um hub com um veículo autônomo.
Até mesmo quem não produz automóveis aproveitou a CES para apresentar seu modelo de veículo autônomo. A Sony exibiu o conceito elétrico Vision-S, que conta com 33 sensores dentro e fora do veículo, áudio 360, monitores widescreen e conectividade ativa.
Poucos detalhes técnicos do veículo foram revelados, mas a empresa afirmou que o protótipo é "sua contribuição para o futuro da mobilidade".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.